Comunidade quilombola recebe equipamentos para fortalecer pecuária leiteira.

Mais uma comunidade selecionada pelo Comitê de Instalação das Ações Territoriais (Ciat) vai receber equipamentos do Programa Alagoas Mais Leite, por meio de uma permissão de uso. A entrega vai ocorrer neste sábado (18), na comunidade quilombola Paus Pretos, em Monteirópolis, no Sertão alagoano, a partir das 19h.
O Programa Alagoas Mais Leite é coordenado pela Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri) e pretende fortalecer a pecuária leiteira por meio do apoio a associações de pequenos produtores. Na comunidade Paus Pretos, a associação é uma das fornecedoras de leite ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) modalidade Especial Leite, mais conhecido como Programa do Leite. Os agricultores vão receber 20 máquinas forrageiras e um botijão de sêmen.
“O Programa Alagoas Mais Leite tem quatro linhas de atuação: gestão da unidade produtiva, nutrição adequada, melhoramento genético constante e qualidade do leite”, frisou o secretário de Estado da Agricultura, Jorge Dantas. “O governador sempre determinou que o apoio aos pequenos é prioridade. Hoje a gente vê que eles têm uma produtividade semelhante à dos animais dos grandes criadores”, completou o secretário.
O superintendente de Desenvolvimento Agropecuário da Seagri, Edson Maruta, destacou que, junto com o botijão de sêmen, as associações vão receber um kit de inseminação artificial e, posteriormente, kits de ordenha manual higiênica e um aparelho de análise do leite, para atestar a qualidade. “Vamos incentivar ainda a formação de campos de forragens com palma adensada e sorgo SF-15”, explicou.
De acordo com Edson Maruta, o Programa Alagoas Mais Leite está dividido em dois módulos de 500 famílias cada um e, ao todo, o programa está fazendo um investimento de R$ 8 milhões no fortalecimento da pecuária leiteira.

Postar um comentário

0 Comentários