DR. ZENICIO: OPOSIÇÃO EM BOM CONSELHO PRECISA DE UM MAESTRO...

O Blog do Cláudio André continuará ouvindo personalidades que fazem a história de Bom Conselho seja na política, esporte, cultura, educação, comércio, etc. Desta vez o meu diálogo é com o Dr. Zenício dos Santos que foi vice-prefeito de Daniel Brasileiro no período de 2001/2004. Durante a conversa com Dr. Zenício, falamos sobre política e outros assuntos, todos relacionados à Terra de Papacaça.


BLOG: O SENHOR É DA EXECUTIVA DO PTB, PARTIDO QUE NÃO CHEGA A 200 FILIADOS, TEM PRETENÇÕES POLÍTICAS FUTURAS?
ZENÍCIO: Não. Já dei minha contribuição ao município sendo vice-prefeito, secretário de saúde e especialista em saúde pública. Não penso e não quero ser candidato a nada. Posso ficar na articulação, nos bastidores.

BLOG: O SENHOR ACREDITA QUE A JUNÇÃO DO PSDB COM O PTB TEM SUSTENTABILIDADE?
ZENÍCIO: Não. É muito vulnerável. Na hora de decidir cada um pensa em si. Não existe uma comungação de idéias.

BLOG: BOM CONSELHO TEM OPOSIÇÃO?
ZENICIO: Tem, mas totalmente desorganizada. É igual a uma orquestra que tem bons músicos, mas, não tem maestro. O grande exemplo foi a eleição da mesa diretora da câmara recentemente, quando a oposição em número tinha vantagem e por falta de um líder, de um comandante, perdeu a grande oportunidade de ganhar o comando do Poder Legislativo. A oposição de Bom Conselho peca por sua individualidade.

BLOG: COMO O SENHOR PODE AJUDAR BOM CONSELHO A SE DESENVOLVER SEM ESTAR COMO GESTOR?
ZENICIO: Na área de planejamento, como um articulador. Como gestor não tenho essa gana. Quem está de fora vê melhor.

BLOG: O QUE FEZ O SENHOR PERDER O ENCANTO DE SER UM GESTOR?
ZENÍCIO: Não tenho mais coragem para ir para o sacrifício. Porque comandar um município como Bom Conselho tem que se sacrificar. Esquecer lazer com a família, viver numa correria 24h por dia. Hoje, não topo mais. Vale apena o sacrifício quando você está empolgado, depois você entenderá que o poder é passageiro.

BLOG: QUANDO O SENHOR FOI VICE-PREFEITO DE DANIEL BRASIEIRO, TEVE UMA ÁREA ESPECÍFICA DE ATUAÇÃO?
ZENICIO: Sim, a saúde. Todo governo tem de priorizar setores para se tornar um cartão de visitas da gestão. Não se pode administrar mais com aquele “feijão com arroz”. Tem que se traçar prioridades.

BLOG: BOM CONSELHO PASSOU DOS 43 PARA 45 MIL HABITANTES, SEGUNDO O ÚLTIMO CENSO DO IBGE, O QUE CRESCEU E MELHOROU EM NOSSA CIDADE NA MESMA PROPORÇÃO?
ZENICIO: Os serviços públicos. Hoje em Bom Conselho tem mais policiamento, caiu à violência, o cara não bagunça mais como fazia tempos atrás, vivemos momentos de tranquilidade. O comércio continua sendo um dos grandes empregadores, gerando emprego e renda.
BLOG: O SENHOR FOI SECRETÁRIO DE SAÚDE POR DOIS ANOS, PORTANTO CONHECE A REALIDADE DA SAÚDE EM BOM CONSELHO, QUE NOTA DARIA PARA A SAÚDE NA TERRA DE PAPACAÇA ATUALMENTE?
ZENÍCIO: (...) Prefiro não opinar até por que apenas durmo em Bom Conselho. Não tenho visitado os PSFs, não tenho ido ao hospital municipal, trabalho fora... O que posso dizer é que quando fui secretário de saúde, fizemos questão de implantar programas de saúde para beneficiar o povão.

BLOG: O QUE O DR. ZENICIO ESPERA PARA BOM CONSELHO EM 2011?
ZENICIO: Que Bom Conselho venha ter uma melhor infraestrutura, melhorias no trânsito, que a obra da água seja concluída e que a saúde possa ser melhorada, que a educação seja mais evidente.

BLOG: O SENHOR ACREDITA QUE SE A OPOSIÇÃO SE DIVIDIR MAIS DO QUE ESTAR, SE TIVER VÁRIOS CANDIDATOS A PREFEITO EM 2012, É MELHOR PARA A PREFEITA JUDITH ALAPENHA GARANTIR SUA REELEIÇÃO?
ZENICIO: Não tenho dúvida. Com este tipo de divisão da oposição, basta ela ter 30% dos votos válidos que garante sua vitória de novo. Será importante que a prefeita Judith Alapenha abra uma discussão com a sociedade civil organizada para discutir estratégias de ações do seu governo nos próximos dois anos. Será super importante para o sucesso de sua gestão.

BLOG: QUE TIPO DE OPOSIÇÃO O SENHOR SE CONSIDERA?
ZENICIO: Sou uma oposição responsável. Não sou do time que fica torcendo para não dar certo. Quero que ela (a prefeita) acerte, pois só assim o município ganhará com isso.

BLOG: O SENHOR ACREDITOU QUE, COM A CHEGADA DA PERDIGÃO EM BOM CONSELHO HAVERIA UM IMPACTO ECONÔMICO?
ZENICIO: Acreditei. Mas até agora nada disso aconteceu. O perfil econômico que foi desenhado não passou de um sonho. Espero que a situação seja revertida. Basta vê quantas pessoas de fora tem trabalhando e que nem sequer residem aqui e quantos são de Bom Conselho. Muita agente sonhou alto, porém não passou de um sonho.

BLOG: OBRIGADO PELA ATENÇÃO, PELA CONVERSA SALUTAR COM ESTE BLOGUEIRO.

ZENICIO: Não há de que. Sucesso e confesso que leio este blog todos os dias para ficar bem informado.

Postar um comentário

0 Comentários