Produtores de leite formam associação em Jacaré dos Homens.

Pequenos criadores de gado de leite da comunidade Baixas, na zona rural de Jacaré dos Homens, no Sertão alagoano, acreditam que o associativismo vai abrir as portas para a comercialização da produção e para o fortalecimento da atividade. Com esse intuito, eles se reúnem no próximo dia 12 de janeiro para formalizar a Associação dos Produtores de Leite da Agricultura Familiar (Aprolaf). Na ocasião, haverá a aprovação do estatuto e uma capacitação sobre ordenha manual higiênica, como parte das ações do Programa Alagoas Mais Leite, coordenado pela Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri).
Segundo a zootecnista Fabiana Fontes, articuladora territorial da Bacia Leiteira, por meio do associativismo os criadores podem vender a produção para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) modalidade Especial Leite, mais conhecido como Programa do Leite. Ela ressaltou que na comunidade Baixas os criadores já fizeram outras reuniões para estruturar a associação.
“A formação da associação, com a capacitação dos integrantes, e a garantia do fornecimento de leite, vai credenciá-los para fornecer o produto ao PAA, que mantém um preço constante ao longo do ano e fortalece a cadeia produtiva”, frisou Fabiana Fontes.
Segundo ela, no início a Aprolaf vai contar com 26 associados. De acordo com o engenheiro agrônomo Renato Carvalho, gestor do Programa Alagoas Mais Leite, os membros da associação vão receber kits de ordenha manual higiênica, kit de inseminação artificial, que inclui um botijão contendo 500 doses de sêmen de alto valor genético, e acompanhamento técnico específico.“Essa associação já recebeu, por meio de uma permissão de uso, um tanque de resfriamento de leite”, lembrou Renato Carvalho. Ele salientou também que o Programa Alagoas Mais Leite vai implantar campos de forragens com palma adensada e sorgo forrageiro em todas as comunidades atendidas

Postar um comentário

0 Comentários