Alagoano nomeado pelo Papa como Bispo Auxiliar do Ordinariado Militar do Brasil é recebido na Seds.

O capelão católico da Polícia Militar de Alagoas, José Francisco Falcão de Barros – nomeado essa semana pelo Papa Bento XVI como Bispo Auxiliar do Ordinariado Militar do Brasil – foi recebido no início da tarde desta quinta-feira (17) pelo secretário de Estado da Defesa Social, coronel Dário Cesar, e pelo comandante-geral da PM, coronel Luciano Silva, na sala da chefia de Gabinete da Secretaria de Estado da Defesa Social (Seds).
No encontro, o bispo Francisco Falcão apresentou ao secretário e ao comandante a nova função que será desempenhada por ele. “Estaremos em Brasília, no Ministério da Defesa, auxiliando o arcebispo nas atividades pastorais de um rebanho de mais de seis milhões de brasileiros, que envolve militares das Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica) e das forças auxiliares (Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militares) da ativa e da reserva, e seus familiares, bem como civis que atuam em ambientes militares”, explicou.
Sobre a escolha para desempenhar a função, o bispo frisou a honra de ter sido nomeado e a importância que tem representar a Polícia Militar e o Estado de Alagoas. “É a primeira vez que um representante da PM assume o cargo e isso é importante para a história da nossa corporação e também para Alagoas”, acrescentou.
O secretário de Estado da Defesa Social demonstrou alegria e satisfação de ter um representante alagoano no cargo. “Essa nomeação é um exemplo para todos nós e uma conquista que nos dá muito orgulho”, ressaltou Dário Cesar. O pensamento foi reafirmado pelo comandante-geral da PM, que destacou o trabalho anterior desempenhado pelo então padre Francisco, no município de Palmeira dos Índios, onde era pároco da Paróquia São Vicente de Paulo.
“Já conhecemos o trabalho obstinado do bispo Francisco e essa nomeação é uma imensa alegria para a nossa corporação e para o povo alagoano. A PM se orgulha de ter em seus quadros um representante da Santa Sé, que pelo Ordinariado Militar do Brasil corresponde à condição de general. Isso apenas reforça a importância da nossa instituição, inclusive na área social e religiosa, ou seja, é uma contribuição não restrita apenas ao cenário da Segurança Pública”, reforçou o coronel Luciano.
No próximo dia 29 de abril, em Palmeira dos Índios, ocorrerá a consagração episcopal do bispo Francisco Falcão. A posse canônica, última fase do processo, ainda não tem data definida, mas deve ocorrer na segunda quinzena de maio na Catedral Militar de Brasília. Após a posse, o bispo inicia a nova missão no Ministério da Defesa.
Perfil - O bispo Francisco Falcão foi ordenado há 20 anos e é natural do município alagoano de Paulo Jacinto. Desde 1993, ele coordena os trabalhos na Paróquia São Vicente de Paulo, em Palmeira dos Índios, como pároco. Formou-se em Filosofia e Teologia na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (RJ) e possui Mestrado em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade Santo Tomás de Aquino, em Roma, na Itália.
Também é doutor em Direto Canônico também pela Pontifícia Universidade Santo Tomás de Aquino. Atualmente, é membro do Conselho Presbiterial do Colégio dos Consultores e Capelão da Polícia Militar do Estado de Alagoas.

Postar um comentário

0 Comentários