Estudo: homem comprometido tenta evitar a tentação de trair.

Fidelidade ainda é um assunto que intriga o homem e a ciência, que busca justificativas para a traição, especialmente a masculina. De acordo com o jornal The New York Times, uma recente pesquisa realizada pela Universidade do Estado da Florida, nos Estados Unidos, tentou conseguir respostas para o comportamento masculino, distinguindo-o entre solteiros e comprometidos.
Para o estudo, uma jovem de 21 anos, sem nenhum complemento estético - maquigem, perfume ou roupa atrativa - foi inserida em um ambiente de trabalho na própria universidade onde foi desenvolvida a pesquisa. Após meses, alguns homens que trabalharam com ela foram entrevistados para dizer o quanto se sentiram atraídos pela moça.
Comprometido
Diferente de pesquisa realizada anteriormente que apontava que o estágio fértil do ciclo menstrual da mulher atraía os homens, este estudo apontou que esta atração existe, mas depende mais do estado civil do homem: se ele está ou não em um relacionamento amoroso com alguém. Os homens que não estavam em nenhum tipo de relacionamento, segundo o resultado final, sentiam-se atraídos pela jovem. Já os outros homens que estavam envolvidos com alguém, disseram que a mulher era menos atraente nesse estágio fértil, porque, de algum modo, ela representava uma ameaça ao seu relacionamento.
A pesquisa faz parte de uma nova tendência na psicologia moderna, uma linha chamada de "manutenção de relacionamentos". Os primeiros estudos relatavam como homens e mulheres buscavam seus parceiros por meio da simetria facial, corporal e nível social. Mas as pesquisas mais atuais não param nesta definição. Uma longa relação também inclui aqueles que conseguem mantê-la fazendo seu parceiro feliz, tendo o benefício de se manter fiel ou, pelo menos, discreto com qualquer traição.
Medo de desapontar
É possivel, porém, que alguns homens tenham respondido o oposto para não desapontar sua mulher ou causar qualquer tipo de atrito. Mas Jon Maner, coautor do estudo, diz que essa não é uma desculpa, já que os homens responderam a pesquisa com privacidade e cientes de que suas respostas seriam utilizadas apenas para o estudo. "Os homens tentam se convencer de que ela não é atraente. Sinto que alguns homens chegam a acreditar no que dizem. Outros podem ter sentido aquele desejo proibido lá no fundo, mas aposto que apenas expressando sua falta de interesse já tenha ajudado que isso fosse suprimido".
Parece dificil acreditar que um homem pode distinguir uma mulher que está no estágio fértil, mas elas próprias apresentam pequenas caracteristicas que as fazem diferentes. Um dos exemplos é o tom de voz feminino, que aumenta durante esse período. E pelo instinto natural, os homens as classificam como mais atraentes devido ao seu cheiro. No final das contas, está é uma boa noticia para os entusiastas quando o assunto é fidelidade. Seja consciente ou inconscientemente, o homem tende a evitar a tentação do fruto proibido.

Postar um comentário

0 Comentários