ELEITOR QUE SE PREZA, PENSA ANTES DE VOTAR.

BOM CONSELHO TEM FICHA LIMPA?

Não é diferente de outros municípios, Bom Conselho tem Ficha Limpa, Ficha Suja, Ficha Encardida e até político sem ficha. Cabe ao eleitor analisar se vale apena darmos seqüência ao um passo vangloriado de favores políticos. Enquanto se define nos tribunais que tipo de ficha é o candidato, primeiro quem deve julgar, é o eleitor, confirmando na urna aqueles que de alguma forma ainda merece uma oportunidade.

REELEIÇÃO, UMA FACA DE DOIS GUMES.
Temos exemplos claros e evidentes que de cada 10 políticos reeleitos apenas 03 ainda conseguem até o meio do segundo mandato dar prosseguimento a projetos não concluídos na primeira gestão. Mas como saberemos se o cara está bem intencionado? Ou seja, realmente trabalhará os dois mandatos por completos? Na tão comentada e sonhada reforma política, consta que a reeleição não mais existirá, mas o mandato do político passaria para cinco anos, no caso para vereador, prefeito, deputado estadual, federal, senador e presidente. Numericamente (trocar oito por cinco), é interessante. Mas, na prática realmente atenderá os anseios dos eleitores?

VOTO FACULTATIVO
Dos 15 integrantes da Comissão da Reforma Política, apenas três foram favoráveis à implementação do voto facultativo: os senadores Demóstenes Torres (DEM-GO), Itamar Franco (PPS-MG) e Francisco Dornelles (PP-RJ), presidente da comissão. Se a democracia nos dá livre arbítrio, por que somos obrigados a votar? Se um menor de 16 anos, mesmo de maneira facultativa pode votar, escolher seus representantes, e não pode responder por seus atos? Há uma gritante controvérsia neste aspecto.
Itamar defendeu o voto facultativo alegando que se trata do pleno direito de liberdade de expressão. Ele sugeriu que, em caso de não se chegar a um consenso sobre a matéria, que se faça uma consulta popular nas próximas eleições sobre a obrigatoriedade do voto. Dornelles, por sua vez, disse acreditar que o voto obrigatório e o proporcional são os maiores responsáveis pela distorção do sistema político brasileiro.
Em sua opinião quem estar com a razão? O que defende o direito de liberdade de expressão ou que acha que o voto obrigatório distorce a política brasileira? O eleito consciente saberá a resposta, aliás, dará a resposta na urna. Eita! Esqueci que aqui no Brasil ainda existe analfabeto, eleitor de curral...

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Meu amigo poeta.Infelizmente para maioria dos nossos eleitores,o que menos interessa numa eleição é a ficha do político.Eles arrumam uma borracha ou um pacote de sabão Omo e limpam a sua ficha desde que sejam agraciado com uma nota de peixinho,uma cesta básica,uma consulta médica com um doutor amigo,remédios que têm em casa e por aí vai.Os destinos dos municípios vão depender das cabeças dos juristas que trabalham com uma Legislação dúbia.

    ResponderExcluir

"Os comentários publicados nas matérias não representam a opinião do Blog do Poeta, sendo a responsabilidade inteiramente de seus autores."