Mulheres se previnem menos.

Às vésperas da comemoração do Dia Internacional da Mulher, na próxima terça-feira, surge um dado preocupante sobre o comportamento delas no Brasil. Um estudo publicado ontem pelo Ibope aponta que apenas 49% das brasileiras se previnem contra doenças sexualmente transmissíveis nos novos relacionamentos, enquanto que 55% dos homens têm esse hábito. As mulheres, segundo a pesquisa, também praticam menos exercícios físicos. Somente 34% delas fazem atividades menos uma vez por semana. Entre os homens, esse índice chega a 43%.
O levantamento indica, porém, que as mulheres têm maior preocupação com o acompanhamento médico, já que mais homens (64%) afirmaram que só procuram os serviços de saúde quando estão doentes, ao passo que 59% das mulheres disseram a mesma coisa.
Um número maior de mulheres costuma ter dietas balanceadas. Entre as entrevistadas, 56% disseram que normalmente têm cuidado com a alimentação, contra 47% dos homens que responderam à pesquisa. Entretanto, as mulheres têm hábito de ´relaxar` na dietacom maior fequência. Ao todo, 65% declararam que se dão ao prazer que consumir alimentos que não fazem bem às saúde de vez em quando. Entre os homens entrevistados, 59% deram a mesma resposta.
Consumo
A pesquisa também abordou os hábitos de consumo das brasileiras e fez comparações com os costumes masculinos. Pelo menos 69% delas afirmaram que tinham feito compras nos últimos 30 dias. Um total de 84% preferiram lojas de rua aos shoppings. Entre os homens, 77% disseram preferir as lojas de rua. Cerca de 18% das mulheres fizeram compras pela internet, contra 24% dos homens.
A pesquisa do Ibope foi feita com 18.884 pessoas entre agosto de 2009 e julho de 2010. Todos os entrevistados responderam a todas as perguntas do questionário relativo às suas faixas etárias, de acordo com o Ibope. O estudo foi feito nas regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Fortaleza e Brasília, além de cidades do interior de São Paulo e das regiões Sul e Sudeste, com pessoas entre 12 e 64 anos. Os entrevistados responderam sobre 18 itens de saúde, mas, nesse quesito, o Ibope só publicou as respostas dos maiores de 18 anos.

Postar um comentário

0 Comentários