COLUNA ENSAIO GERAL POR ALEXANDRE TENÓRIO


Alexandre Tenório
O contador de histórias...

A CERVEJA (PARTE II)
Sai correndo para casa para mostrar a minha avó o kit, chegando a casa fui indagado sobre o porquê de tanta ânsia e o que era aquele pacote enorme, expliquei que era um kit para produzir cerveja, a minha avó com desconfiança disse que só faltava isso. Tomei café o mais rápido possível, para começar a fazer cerveja. 
Desembrulhei o pacote e lá estava todos os ingredientes e produtos como tinha sido mostrado no anúncio, realmente a firma era idônea. Peguei o manual e comecei a ler, pelo que li, a coisa não era tão fácil como o anúncio mostrava, tinha de ter tempo e paciência para produzir a cerveja, porém como o desejo de ter minha própria cerveja era maior que todas as dificuldades que se apresentavam, resolvi iniciar o feito da cerveja CORRENTÃO, imediatamente.
O manual dizia que higienização era um fator determinante no sucesso da empreitada, o primeiro passo foi lavar as 24 garrafas de cerveja com detergente neutro e depois colocar em um caldeirão com água a 90ºC (para chegar a esta temperatura usei o termômetro industrial) para tirar todas as bactérias e fungos, este processo levou uns 30 minutos.
Retirei as garrafas da água e coloquei para secar de boca para baixo.
Peguei 150 gramas de fermento cervejeiro e coloquei num copo com 200 ml de água mineral e reservei em seguida, dilui o lúpulo na água e reservei, coloquei 15 litros de água mineral numa panela e juntei o pacote de cevada, bem como o açúcar cristal, e comecei a mexer, quando a temperatura chegou aos 45ºC, desliguei o fogo e esperei 15 minutos, pasados os 15 minutos, voltei a ligar o fogo e quando a temperatura chegou a 55ºC, desliguei o fogo e esperei outros 15 minutos, passado esse tempo, acendi o fogo e quando a temperatura chegou aos 65ºC, desliguei o fogo por 30 minutos, passados os 30 minutos, acendi o fogo e quando a temperatura chegou aos 72ºC, desliguei o fogo e esperei 15 minutos.    
Coloquei um pouco da mistura numa panela e coloquei cinco gotas de iodo, se o produto ficar alaranjado o mosto está no ponto, se não, tinha de refazer a etapa dos 65ºC, graças a Deus a solução ficou alaranjada.
POR HOJE É SÓ.
AGUARDEM PARA SABER O RESULTADO NA PRÓXIMA SEMANA, LHES PROMETO QUE EU TERMINO ESTA EPOPÉIA...

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Amigo Alexandre,
    Até a próxima semana, aguardarei "tomando" uma já pronta e beeeeem gelada...
    Parabéns e forte abraço...
    Aguardo o livro...
    Carlos "Déo" Duarte

    ResponderExcluir

"Os comentários publicados nas matérias não representam a opinião do Blog do Poeta, sendo a responsabilidade inteiramente de seus autores."