COLUNA ENSAIO GERAL POR ALEXANDRE TENÓRIO


ALEXANDRE TENÓRIO

FUTEBOL DE TAMPA
(PARTE I)
Quase todo mundo já ouviu falar de futebol de botão, tem até campeonato nacional, organizado por uma liga nacional, embora pareça coisa de menino, porém é coisa séria. um bom time de botão é caro, pois ele é feito de osso, e os mais valiosos de marfim. o que nós por aqui conhecemos é feito de plástico. Pois bem no início da década de 70, logo após a copa, um grupo de meninos e adolescentes de nossa cidade, resolveu criar uma nova brincadeira, trata-se de “futebol de tampa”, e lhes digo sem medo algum de errar, era muito mais emocionante do que o futebol de botão.

O jogo consistia em:
1- Um campo pintado no chão, da mesma maneira que um campo de futebol , só que em dimensão reduzida, algo como 1,20x0, 80 metro.
2- Onze tampa a mesma quantidade de atleta do futebol, com as mesmas funções, ou seja, goleiro, zagueiro, alas, volantes, meias e atacantes.
3- Uma barra de dimensão reduzida, onde cabia um tampa que era o goleiro, e dava para passar um botão de paletó (que era a bola).
4 - Existem regras, como pênalti, lateral, escanteio etc.
5 – Existia um árbitro, e dois jogadores,cada qual com seu time.
6- O jogo tinha dois tempo de 15 minutos

No início as regras e o jogo era meio confuso, só que com o tempo foi-se aperfeiçoando a regra e o jeito de jogar, que culminou com um jogo altamente competitivo, dinâmico e gostoso de jogar. Nós que jogávamos o futebol de tampa, passamos abrir nossas bebidas com muito cuidado, para que aquela tampa saísse perfeita para ser aproveitada no jogo. As tampas que serviam para o jogador tinham de ficar no chão sem balançar, elas tinham de ser retas, pois se assim não fosse, quando você fosse jogar elas poderiam engolir o botão, e quando ela engolia o botão era considerada mão.
A tampa que ia ser goleiro tinha de ser uma tampa alta, a mais alta que nós podíamos arranjar, pois quanto mais alto o goleiro mais dificuldades iriam ter o adversário de fazer um gol, que como eu já escrevi, consistia de um botão de paletó passar pelo goleiro e balançar e rede. A barra era feita de madeira, e tinha uma rede que era de filó ou tule, ela ficava no mesmo jeito de uma barra oficial, e assim como na barras oficiais, de vez em quando um chute com muita força, furava a rede.

Na próxima semana tem mais, aguardem!