COLUNA ESPAÇO GENTE COM A PSICÓLOGA DRA. PATRICIA MIRANDA

A ARTE DE SER FELIZ!


“A felicidade é uma experiência ligada a sabedoria.”
( Roberto Shinyashiki).

Muita gente se pergunta o que é felicidade, e vivem esperando que ela nasça dentro de si, através de atitudes que o outro venha a ter que favoreça essa sensação. A felicidade deve brotar dentro de cada um, através das escolhas que são feitas a partir de suas próprias decisões. Torna-se cômodo cobrar dos outros, dizer que o outro é culpado por se estar angustiado, triste. É comum encontrar pessoas que vivem se lamentando, que não são felizes porque seu marido não é bom, ou porque seu trabalho não é atrativo. Vivem procurando os porquês para justificar seu estado melancólico.
Na realidade, algumas pessoas acostumam-se a ser infelizes, e tornam-se incapazes de mudar essa realidade. Outros acreditam que só serão felizes se conquistarem alguns “sonhos”, muitas vezes impostos pela sociedade, pela família, amigos... como exemplos podemos citar a busca do casamento, ter um carro zero kilometro, fazer “aquela” viagem, comprar um determinado objeto, etc. Claro que não se deve desistir dos seus objetivos, ir sempre em busca de realizá-los. O erro está em viver obstinado, escravo desses desejos, muitas vezes deixando para trás a família, os amigos, momentos aparentemente simples, mas que podem levar a um estado de felicidade inigualável.
Os sentimentos negativos que as pessoas carregam dentro de si, como a inveja, a mágoa, o rancor, também são elementos “venenosos” para o Eu.
Como diz Roberto Shinyashiki, “Sua vida muda quando você muda”. O ser humano inteligente é aquele que consegue administrar sua essência, que consegue transformar-se, mudar o que incomoda e o que faz mal e leva a adoecer o corpo e alma. Mudar não é fácil, crescer causa dor, sofrimento, às vezes dá vontade de desistir no meio do caminho, mas quando se consegue chegar lá, os resultados são surpreendentes. Gurdieff ensinava a seus discípulos que, semanalmente deve-se marcar um encontro consigo mesmo, que seja um jantar ou um passeio na praia. Reservar um tempo para estar consigo e ouvir seu coração. Infelizmente as pessoas abrem mão desse compromisso, e o trocam por qualquer outro convite ou responsabilidade, deixando de lado a oportunidade de conhecer seu interior.
É preciso acreditar que a felicidade está dentro de cada ser, é necessário perceber aquilo que faz bem a si próprio, que traz ânimo, alegria e bem-estar. Lembre-se, cada dia é diferente e podemos escolher se o mesmo será triste ou alegre, bom ou ruim. Problemas todos têm, é primordial tirar deles o aprendizado, buscar a solução e perceber o lado “bom” da história.
Por isso, como já canta o Fundo de Quintal: “ Sorria tire a tristeza dessa cara, celebre que o tempo não para, o bom dá vida é ser feliz. E viva de bem com o seu coração, pra baixo não fico não, pra alegria eu peço bis.”

Patrícia Gonçalves Miranda
Psicóloga Clínica /Pós-graduanda em Gestão de Recursos Humanos

CONFERÊNCIA DE TEREZINHA
COMENTÁRIOS ENVIADOS PARA O E-MAIL: claudioandresantos@bol.com.br
De: Mário
Para: Dra. Patricia Miranda A Dra. patrícia é muito linda e muito inteligente ela arrasa.
De: César
Para: Dra. Patricia Miranda Parabéns a amiga Patrícia Miranda por mais uma vez abrilhantar os eventos de responsabilidade e mostrar a sua competência!!!

Postar um comentário

0 Comentários