COLUNA ESPAÇO GENTE COM A PSICÓLOGA DRA. PATRICIA MIRANDA

CONHECENDO A PSICOLOGIA!

No dia 27 de agosto é comemorado o dia do psicólogo. Essa semana explanarei sobre a importância dessa ciência, que surgiu para entender o comportamento humano. A psicologia tem suas raízes plantadas na filosofia, onde ha centenas de anos, grandes filósofos como Sócrates, Platão e Aristóteles, já mencionavam assuntos referentes à “alma” humana. Sócrates disse que o homem era diferente do animal, portanto, era inerente ao ser humano a “racionalidade”. Já Platão direcionou a cabeça como sendo a parte do corpo para “funcionar” a razão. E Aristóteles com muita sabedoria disse que a alma não se separa do corpo, portanto os seres quem têm vida, possuem o que é chamado de physiqué ou alma.
Com o passar do tempo, depois de outros estudiosos também escreverem sobre o Homem, já no século XIX, um médico alemão, chamado de Wilhelm Wundt, construiu o primeiro laboratório de psicologia, onde estudou as operações mentais centrais, como a atenção, inteção e metas. Foi com esses estudos científicos que a psicologia se consolidou enquanto ciência. A partir deste marco, outros estudiosos trouxeram sua contribuição para a Psicologia, como Sigmund Freud, talvez popularmente o mais conhecido, por ser considerado o “Pai da Psicanálise”, sendo essa de base elementar para a psicologia.
Com a disseminação da ciência, a psicologia foi se expandindo em várias áreas de estudo, e que muito tem contribuido para o desenvolvimento biopsicosocial do ser humano. Podemos citar algumas áreas de abrangência, como: a clínica, na qual são realizadas as psicoterapias, que é de grande importância, para aqueles que querem se conhecer intriscicamente. Deste modo, faz-se necessário dismistificar a crença popular de que só quem precisa de psicoterapia são as pessoas com problemas mentais. Além da clínica, existe a psicologia organizacional, que atua nas empresas, a educacional, social, jurídica, do esporte, do trânsito, hospitalar, etc. Enfim, é amplo o leque de opções para os que escolhem ser psicólogo.
É uma ciência encantadora, pois conseguimos conhecer e entender o desenvolvimento comportamental do ser humano, sua inteligência, sensações, reações, desejos, sentimentos... E o mais encantador é que cada pessoa, é um ser único, com histórias de vida diferentes, onde iremos adentrar na particularidade de cada um, ou de cada grupo de pessoas, buscando conhecer, entender, não julgar, orientar, para assim ajudar os indivíduos a CRESCER. Possuímos um código de ética, no qual um dos princípios fudamentais diz que: “ O psicólogo baseará o seu trabalho no respeito e na promoção da liberdade, da dignidade, da igualdade e da integridade do ser humano, apoiado nos valores que embasam a Declaração Universal dos Direitos Humanos.” (Código de Ética Profissional do Psicólogo). Quero deixar aqui uma oração, cujo autor é desconhecido, e que essa seja uma reflexão de todos nós psicólogos.

Oração dos Psicólogos
Senhor,
Só Você conhece em profundidade a criatura humana
Só Você é verdadeiro psicólogo.
Contudo, Senhor, aceite-me como seu ajudante.
Ensine-me as técnicas, oriente-me para não errar,
E quando eu falhar – sei que isso acontecerá - venha depressa, Senhor, sanar o mal que fiz. Dê-me um entranhado amor e respeito pela criatura humana.
Não permite que a rotina, o cansaço torne-me frio e indiferente ao outro.
Dê-me bastante humildade para aceitar meus erros, perdoa as ofensas e ajuda-me a atribuir os êxitos a Você. Que no fim de cada dia, ao fazer minha revisão, eu possa dizer em verdade: Hoje fiz tudo quando dependeu de mim para ajudar ao meu irmão.
Obrigado, Senhor!
Na ocasião, quero homenagear em especial algumas amigas, colegas de profissão, são elas: Andréa Colatino, Louise Santos (Bom Conselho - PE), Dannielle Calado (Terezinha - PE), Renata Cajueiro (Recife - PE), Valdelite Lucena ( Maceió – AL), Suzany Abreu, Viviane Cruz (Salvador – BA). A todos os psicólogos parabéns pelo nosso dia!!!
Patrícia Gonçalves Miranda
Psicóloga/ Pós-graduanda em Gestão de Recursos Humanos