GOSTARIA DE TER FEITO MAIS, DIZ EX-SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO DE BOM CONSELHO

Prof. Ananias Bezerra
Este blogueiro teve uma conversa franca com o ex-secretário de educação de Bom Conselho, professor Ananias Bezerra. Ele fala sobre os meses que passou como gestor da educação no municipio. Uma maneira diferente, alegre, transparente, assim foi a gestão de Ananias durante um ano e um mês como secretário do Governo do Povo, diga-se de passagem, fez um excepcional trabalho. Neste diálogo com este blogueiro, percebi que Ananias poderia ter feito muito mais, porém, os entraves burocráticos, fizeram com que Ananias se limitasse as tomadas de decisões. Uma coisa é certa, neste bate-papo a partir deste instante, Ananias Bezerra, demonstra na sua simplicidade o porque de ser  tão querido.  Para aquelas pessoas que se "acham" definitivadas no poder, devem aprender a lição deste mestre da educação bonconselhense.
BLOG: O senhor passou treze meses como secretário de educação de Bom Conselho, o saldo foi positivo ou negativo?
ANANIAS: Vejo que foi mais positivo. Houve mudanças significativas, em especial, na valorização da classe e na infraestrutura das escolas, tanto na cidade, como na zona rural.
BLOG: Foi difícil compactuar a sua maneira de ser sindicalista e ao mesmo tempo secretário do Governo do Povo?
ANANIAS: Na verdade, foi facilitador. Como sindicalista me dou bem com os classistas e a grande prova foi não ter nem paralisação ou greve no período que estive secretário, ao contrário, houve avanços nas negociações.
BLOG: No período como secretário, não existiu da parte do senhor, burocracia para se ter informações sobre as ações da secretaria, por quê?
ANANIAS: Como se tratava de um setor público, procurei trabalhar o mais transparente possível, até por que não me achei tão importante para se trancar numa sala. Fiz o melhor de mim.
BLOG: Qual obra na educação que durante sua gestão, marcou? Ou todas têm a mesma importância?
ANANIAS: Todas são importantes, por que só assim eleva a autoestima do trabalhador em educação no município. O mais importante de tudo, vejo como marco na minha gestão, foi a criação do PCC.
BLOG: O que não deu tempo para se fazer quando esteve secretário?
ANANIAS: Foi dado o ponta-pé inicial para a reforma e ampliação das escolas e saber que deixei um centro de educação inclusiva quase pronto, servindo de espelho para o Estado de Pernambuco. Pensei também no Estatuto do Magistério para concretizá-lo no segundo semestre. Porém, não deu tempo para outros projetos. Mas, a vida continua...
BLOG: O senhor previu sua saída do Governo do Povo antecipadamente?
ANANIAS: Sim. Já era uma decisão tomada por mim, a partir de uma conversa com a prefeita Judith Alapenha no mês de abril último, sobre a varredura do Tribunal de Consta do Estado. Foi uma decisão própria. Não iria deixar o certo pelo duvidoso.
BLOG: Qual foi o tipo de apoio que o senhor recebeu da prefeita neste periodo?
ANANIAS: Bem, havia dificuldades burocráticas que imperraram alguns projetos, porém, a prefeita Judith, sempre contribuiu para uns desentraves. Na verdade, houve uma confiaça mútua.
BLOG: O que o senhor achou da equipe de trabalho que esteve ao seu lado ao longo deste treze meses?
ANANIAS: A equipe que encontrei para trabalhar era uma turma muito boa, tanto na área pedagógica, administrativa, onde não tive nenhuma dificuldade para desempenhar minhas funções.
BLOG: Quem indicou a professora Ângela Macedo para o substituir?
ANANIAS: A prefeita. Mas, teve meu aval, até porque, Ângela já trabalha há bastante tempo no setor e conhece muito bem as atividades da secretaria, naquele momento não via outra pessoa mais gabaritada para desempenhar a função.
BLOG: A experiência vivida pelo senhor, como secretário de educação, gostaria de vivê-la de novo?
ANANIAS: Sim, sim. Gostaria de algo mais. Pois o tempo foi excasso para os planos prentadíamos, ou seja, daria sequência as melhorias das escolas e valorizava ainda mais a classe dos professores.
BLOG: O que o senhor espera de Ângela como secretária?
ANANIAS: Espero que ela realize um grande trabalho, pois, competência ela tem.
BLOG: O senhor saiu magoado com alguém, com alguma coisa?
ANANIAS: De jeito nenhum. Apenas agradeço a oportunidade e confiança depositada a minha pessoa.
BLOG: Quando o senhor estava secretário, vivia numa tremenda correria, viajens, reuniões, muitas vezes nem sequer almoçava. E agora? Voltou a rotina de casa?
ANANIAS: Hoje, Graças a Deus, voltei a almoçar em casa com minha esposa, com minha familia que amo muito, durmo mais, regressei ao convivio familiar, voltei a Escola Coronel José Abílio para desempenhar minhas funções.
BLOG: Mas, demorou um pouco para se habituar às rotinas?
ANANIAS: Não. A minha rotina sempre foi ser professor, sempre serei. Nunca deixarei minha profissão de lado. Voltei a escola do meu coração, que é o CERU.
BLOG: A escola semana passada, esteve aniversariando, quais recordações o senhor tem de lé?
ANANIAS: Muitas recordações, boas recordações com os nobres colegas. Tenho uma grande admiração pela direção daquela unidade escolar.
BLOG: Professor Ananias, obrigado pela atenção a este blogueiro e continue sendo leitor assíduo deste meio de comunicação>
ANANIAS: Eu é que agradeço pela visita. Continuarei, sim, sendo seu leitor. Parabéns pelo trabalho inovador por esta grande ferramenta de comunicação que é o blog. Continue firme!

Postar um comentário

0 Comentários