PAIS DE FAMILIA SOBREVIVEM DO LIXÃO EM BOM CONSELHO





Estive visitando o lixão de Bom Conselho no dia de ontem, pude ver a dura realidade de pais que vivem exclusivamente do lixão da cidade. São vinte pais de familia que dia-a-dia se revezam na coleta de papelão, lata, vidro, plástico, restos de comida. Cada cidadão que conversei, no mínimo tem dois filhos menores para criar, e a única renda para sustentar a familia sai do lixão. Quando conseguem apurar no mês é o valor de R$ 150,00 (cento e cinquenta reais). Quando perguntei se eles topariam deixar o lixão para trabalhar em outro tipo de serviço, como pedreiro, lavrador, vaqueiro, etc, todos foram unânimes ao dizer que se tivessem oportunidades, deixariam aquela vida sofrida, a mercê de pegar qualquer tipo de doença. Eles dividem o espaço do lixão à ceu aberto, com moscas, cachorros, ratos, urubús e o desprezo por parte das autoridades. É de partir coração.
Veja quanto custa o material recolhido pelos trabalhadores.
Papelão - 1Kg - R$ 0,15 (Quinze centavos)
Plástico - 1Kg - 0,40 (Quarenta centavos)
Ferro - 1 Kg - 0,15 (Quinze centavos)
Alumínio (quando acham) - varia entre 1,80 e 2,00 reais
Durante o diálogo que tive com o senhor Antônio Francisco, morador do Bairro da Parmalat, informou que sai de casa sem tomar café, quando está no lixão e consegue encontrar comida que ainda não está azeda, come um pouco e leva o restante para os filhos em casa...
Você que é leitor deste blog-site e tem de tudo para comer em sua casa, o que dirá com esta nua e crua realidade em nossa cidade? Se alguém duvidar do que está escrito aqui, vá "in loco" conhecer de perto a vida das pessoas que vivem, sobrevivem do lixão da terra de Papacaça.

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Caro Poeta,

    Parabéns pelo novo blog. Com não tem mais jumentinhas venho todo dia aqui sem medo de pecar.
    Quanto a esta reportagem do lixão, isto foi chocante mas é uma realidade que precisa ser mostrada. Prepare o lombo pois um grupo enquistado no poder só quer mostrar o que o Bom Conselho tem de bom.
    Você devia ter perguntado em que este pessoal votou e em quem votará em 2012. Estes talvez sejam os eleitores do Forróbom

    Lucinha Peixoto (Blog da Lucinha Peixoto)

    ResponderExcluir
  2. parabéns poeta por denunciar esta vergonha de bom conselho que e o lixão, durante a campanha eleitoral de 2004 em que a professora fafá foi candidata estivemos lá no lixão eu (rubens gomes), zé Roberto e Fafá vendo o que podia ser feito para transforma o famigerado lixão em aterro sanitário na epoca não tinha mais de cinco familias trabalhando no lixão mais de lá para car nada foi feito e a vergonha do lixão de bom conselho continua.

    com relação as familias que lá trabalham não posso ajudar a todas mais tenho como ajudar a 3 pais de familia sou dono da bom sabor sorvetes e posso colocar essas 3 pessoas para trabalhar vendendo picole com um de meus carrinhos garanto a vc que elas vão ganhar mais quer no lixão não só dinheiro mais o mais importante que e sua dignidade meu fone de contato é 87 88460743 mim ligue para que possamos ajudar estas familias obg.

    ResponderExcluir

"Os comentários publicados nas matérias não representam a opinião do Blog do Poeta, sendo a responsabilidade inteiramente de seus autores."