COLUNA ENSAIO GERAL POR ALEXANDRE TENÓRIO



Alexandre Tenório
O contador de  causos
FUTEBOL DE TAMPA ENSAIO GERAL
 (PARTE IV)
Como vimos anteriormente ás regras iam sendo definidas, e o futebol de tampa, começava realmente a agregar cada vez mais meninos, existia algumas curiosidades, por exemplo:
1º) Como já vimos anteriormente o goleiro tinha de ser um tampa alta, as tampas das tampas dessa de refrigerante, cervejas e aguardentes tradicionais, eram todos de um tamanho só, ou seja, eram padronizadas, para encontrarmos uma tampa maior que as outras, tínhamos de recorrer as fabricas de aguardentes e de vinho jurubeba, que existiam em nosso município, e elas eram a de seu Aristide da cachaça e de Sebastião Tenório, o porquê disto! as tampas dessas fabricas eram tampas feitas sem nenhum padrão de tamanho, elas vinham com tamanhos diferentes, e quando nós pedíamos permissão aos donos para darmos uma busca nas tampas, sempre achávamos uma tampa maior que as outras, então esta era escolhida para ser goleiro.
2°) A tampa escolhida para ser zagueiro, tinha de ser uma tampa mais robusta, forte, assim com no futebol tradicional os zagueiros são jogadores mais altos e fortes, ai entrava a imaginação dos meninos, alguns colocavam sabão embaixo da tampa, deixando ela mais pesada, outros usavam uma técnica mais apurada, que era colocar cera de abelha no fundo da tampa e depois usando uma vela derreter a cera, o jogador ficava escurinho e também ficava mais pesado.
3°) Para ser um atacante, a tampa tinha de ser leve, assim como no futebol tradicional o jogador da linha de frente é mais esquio que o resto do time, pois ele mais leve, tem como dar mais dribles de corpo, então meus senhores, existia uma tampa de uma bebida que era excelente para ser um atacante, era tampa de aguardente SERRA GRANDE, ela era uma tampa amarelinha, bem leve e de contornos bem definidos, ou seja, a ideal para ser o atacante, A TAMPA que iria balançar as redes, como exemplo destas tampas, nós tínhamos os dois maiores artilheiros do futebol de tampa que foram MAZOLA (SELEÇÃO ITALIANA) e PELÉ (SELEÇÃO BRASILEIRA) todos os dois eram tampa da aguardente SERRA GRANDE.
4º) O meio de campo e as laterais, podiam ser de qualquer tampa que estava tudo certo.
Certa feita um jogo da seleção do Paraguai (Alípio Soares), com seleção do Chile (Fernando Tenório), aconteceu um lance em que o artilheiro do Paraguai (Maldonado), perde um pênalti, e Alípio com raiva, pega a tampa e dá uma pancada amassando-a e jogado-a em cima da casa, isto provocou uma comoção muito grande em todos nós meninos que estávamos lá, pois, por incrível que pareça, aquelas tampas eram como se fossem pessoas de verdade, que nós tínhamos nos afeiçoados nelas como se elas fizessem parte de nós, diante do chororô, pegamos uma escada e resgatamos a tampa de cima da casa e tentamos com um martelo fazer uma operação de conserto da tampa, no que fez com que a tampa voltasse a ficar reta e voltasse a jogar soe que nunca mai ela voltou a ser o artilheiro que era.
ATÉ A PRÓXIMA SEMANA COM MAIS UM CAPÍTULO
Alexandre Tenório

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Parabéns Alexandre pelo belo ensaio, eu Thiago Donato, filho de zé negão e iraci, na infância também vivi a experiência do jogar o futebol de tampa, só que nossos goleiros eram caixas de foscóro para dificultar ainda mais. Júnior filho de Vando seu funcionário também possuia seleções de tampa, por incrível que pareça a melhor dele era a seleção de tampas enferrujadas, era sensacional. Um abraço.

    ResponderExcluir

"Os comentários publicados nas matérias não representam a opinião do Blog do Poeta, sendo a responsabilidade inteiramente de seus autores."