DR. FABRICIO BENJOINO ESCREVE SOBRE CÁRIE DENTÁRIA

Dr. Fabricio Benjoino
Dentista
CÁRIE DENTÁRIA
O elemento dentário apresenta três camadas distintas: o “esmalte” que é o tecido externo que recobre o dente e não apresenta a propriedade de sensibilidade; A “dentina” que é a camada intermediária e já apresenta resposta dolorosa a estímulos nocivos e a “polpa” que é a parte mais interna e concentra vasos e nervos que suprem os dentes. A principal doença que acomete a boca é a cárie, que é causada por uma bactéria chamada “streptpcpccus mutans” e é responsável pela maioria das perdas dentárias no homem. Mas, não basta só a bactéria para que o indivíduo desenvolva a doença, é necessária a presença de uma dieta rica em açucares, o paciente que tenha suscetibilidade aliada a uma higienização deficiente. Podem-se distinguir dois tipos de cáries.

Uma forma aguda que age de forma rápida e causa destruição iminente dos tecidos dentários, de coloração amarelada, provoca amolecimento das estruturas dos dentes levando a fraturas e dor em um curto espaço de tempo. A segunda forma, chamada de cárie crônica, desenvolve-se lentamente e tem como marca principal a coloração enegrecida, podendo levar até anos até que o paciente comece a sentir dor. Nem sempre esta distinção de conceitos ocorre separadamente, é comum o mesmo indivíduo apresentar as duas formas em dentes distintos, ou até mesmo em um mesmo dente, estas formas coexistirem. Continuamente o meio bucal, tais como: queda na imunidade, uso continuado de antibióticos que possam alterar a flora bucal, diminuição do fluxo salivar, diminuição ou falta de higienização por determinados períodos.
Apesar de a cárie ser endêmica, nota-se nas últimas décadas, uma diminuição de sua incidência, graças principalmente a uma mudança de postura das pessoas, que estão mais atentas a sua saúde. O uso disseminado de escovas e fio dental pela população, cremes dentais de qualidade melhoradas, a fluoretação da água em diversas localidades entre outros, vem contribuindo para que hoje encontremos cada vez mais pessoas com mais dentes sadios e belos sorrisos.
Dr. Fabrício Benjoino
Cirurgião-Dentista
CRO-PE 5.322
Rua Conselheiro João Alfredo n° 48 Sl. 01
Fone: 87- 37712306/ 87-9988-4073