DRA. RAFAELA TENÓRIO ESCREVE SOBRE CELULITE

Dra. Rafaella Tenório
Fisioterapeuta
Fisioterapia Estética : Celulite
Celulite támbém chamada de Fibroedemagelóide, é um processo que acontece com freqüência, e principalmente na mulher. Caracteriza-se por um conjunto de modificações bioquímicas e anatômicas do tecido dermo-hipodermico, sendo um caso patológico dos tecidos cutâneo e subcutâneo, caracterizado clinicamente por uma infiltração edematosa, de consistência irregular, alterações da permeabilidade das membranas, o que dificulta as trocas metabólicas e retenção de detritos orgânicos, congestão venosa linfática e hiperplasia de fibras do tecido conjuntivo, originando um processo fibro-escloroso com resultados inestéticos, fadiga, dores, adormecimento e inchaço constante nas pernas.

Classificação da Celulite:
Segundo o tipo:
Generalizada (por todo o corpo)
Localizada (somente em um determinado local no corpo).
Segundo a consistência:
Dura (afetam pessoas jovens, de vida ativa, necessita de pinçamento no local pra conseguir visualizar, geralmente com estrias).
Edematosa (é precoce e com membros inferiores totalmente deformados)
Flácida (afetam pessoas sedentárias ou pós perda de peso, geralmente com nódulos).

Segundo a intensidade:
Grau I:(Aparentemente sem derformação, com presença de deformidade na área afetada somente quando submetida à pressão. Não há alterações circulatórias. Se tratada aqui, as chances de melhora são de 100%).
Grau II: (Compressão dos vasos sangüíneos e linfáticos, aumentando o volume celular e acumulando toxinas. As alterações na pele já sejam visíveis e palpáveis, sem dor. Nesse estágio, a possibilidade de melhora é de 80%).
Grau III: (Aparecimento de nódulos subcutâneos, visíveis na superfície da pele, pele em casca de laranja Estas alterações provocam o endurecimento do tecido gorduroso, maior deficiência circulatória e maior acúmulo de toxinas. Pode ser dolorosa quando apertada. Mesmo assim, ainda há 60% de chances de melhora).
Grau IV: (O tecido fica endurecido e doloroso e, a circulação sangüínea já está bastante comprometida. Esse grau afeta mais as pessoas que já acumulam complicações de saúde como diabete e obesidade. A expectativa de melhora é de 30%).

Mitos e tratamentos:
Refrigerante, cafezinho e comida carregada de sal dão celulite? E calça apertada? A resposta é não - embora eles possam agravar o problema. Com relação aos alimentos, deve-se tomar cuidado é com as calorias. “Os refrigerantes, por exemplo, contêm muito açúcar e fazem a gente engordar. Mas a versão light, quase sem calorias, pode ser consumida "normalmente”. E a cafeína vem sendo testada até como opção de tratamento.
Há, no Brasil, diversas terapias que prometem eliminar o mal literalmente pela raiz. Os métodos vão desde injeções de substâncias que dissolvem a gordura até o descolamento das depressões com o uso de uma agulha, passando por cremes, géis e medicamentos via oral. Os mais recomendados pelos dermatologistas, porém, são: drenagem linfática, massagem redutora, aplicação de laser, lipoescultura (técnica que retira a gordura de determinada parte do corpo e aplica em outra) e o manthus (ultrassom associado a uma corrente elétrica; os triglicerídeos são fracionados e eliminados pela urina). Qualquer um deles requer acompanhamento médico e fisioterapêutico - já que o tratamento muda de acordo com o paciente - e devem ser combinados a alimentação equilibrada, perda de peso e, claro, exercícios. Só a associação de várias técnicas faz com que tenhamos sucesso no tratamento da celulite.

ENTÃO O QUE AGRAVA OS FURINHOS?
Cigarro: diminui o tamanho dos vasos sanguíneos e dificulta a circulação.
Refrigerantes, Chás e Café: todas essas bebidas são estimulantes, liberam adrenalina no organismo e consequentemente, contraem os vasos.
Sedentarismo: faz diminuir a circulação periférica e aumenta as chances de sobrepeso.
Dieta com muita Gordura e Açúcar: facilita o inchaço das celulas adiposas.
Gostaria de agradecer os e mails recebidos em homenagens e agradecimentos pelas postagens nesse blog.
Qualquer duvida podem me enviar um e mail que responderei o mais rápido possível.
Uma semana iluminada a todos e fiquem com Deus.
Dra. Rafaella Tenório - Fisioterapeuta