EXCLUSIVO: EMANUEL LUNA DÁ ENTREVISTA AO BLOG DO POETA

Engenheiro Emanuel Luna
Dando sequência a linha de entrevistas que este blog vem fazendo, ouvindo politicos, empresários, autoridades e personalidades bonconselhenses, hoje temos o prazer de conversar com o engenheiro Emanuel Luna, que é o novo reforço do Governo do Povo. O nobre secretário nos recebeu em sua sala no Palácio Coronel José Abilio para apresentar aos leitores deste blog e ouvintes do programa radiofônico Encontro com Geninho Tavares na rádio comunitária, uma entrevista que abordará diversos assuntos. O que a população gostaria de perguntar, nós perguntamos. A seguir a entrevista completa. Leia, reflita e mande seu comentário.
BLOG: ENGENHEIRO EMANUEL LUNA, COMO FOI A SUA CHEGADA AO GOVERNO DO POVO E ASSUMIR DUAS IMPORTANTES SECRETARIAS?
EMANUEL: Em primeiro lugar, a minha chegada é de muito prazer pessoal, fui convidado pela prefeita, não fazia parte dos meus planos ser secretário, mas como um bonconselhense, nascido em Bom Conselho, não poderia negar de dar minha contribuição juntamente com uma equipe e todo governo municipal, fazer algo para que nossa cidade melhore. Afinal, é a cidade que vou morar, já estou morando e passar meus últimos dias.
BLOG: COMO O SENHOR VAI CONCILIAR O TRABALHO DE DUAS SECRETARIAS COM SEUS NEGÓCIOS PARTICULARES E CONTRIBUIR COM O DESENVOLVIMENTO DE BOM CONSELHO?
EMANUEL: Na realidade, quando se fala de trabalho, se fala de equipe. Não faremos trabalhos isolados, vai ser em equipe. Meus compromissos pessoais estou organizando para eles funcionarem com minha ausência e vou me dedicar as duas secretarias. São secretarias estruturadas, a prefeitura tem sua estrutura de funcionamento e espero que juntos possamos servir a população bonconselhense.
BLOG: VAI SER UM EXPEDIENTE PARA CADA HORÁRIO, OU SEJA, DE MANHÃ, OBRAS, À TARDE, GOVERNO, O SENHOR JÁ DECIDIU ISSO?
EMANUEL: Eu estou fazendo um planejamento de trabalho, na realidade o que precisamos fazer... Ainda estou analisando o que tem no município, quais projetos existem, quais estão em andamento, o que é possível fazer, e na hora que tiver isso delineado, vamos dizer quem, como, aonde e quando pode ser feito.
BLOG: ESTE DIAGNÓSTICO QUE O SENHOR ESTÁ FAZENDO PERDURARÁ PELO MENOS POR TRINTA DIAS, PARA FICAR SITUADO A TUDO EM SUA VOLTA?
EMANUEL: Eu acho que isso deve está pronto em quinze dias, Mas, já tem ações que temos de executá-la imediatamente, tem coisas que são urgentes, urgentíssimas, não pode estar esperando. Na realidade, a mudança de secretário, onde Breno foi para a secretaria de agricultura, ele continua me ajudando, ou seja, é uma equipe que está trabalhando, não é só minha pessoa, vamos fazer o máximo que juntos possamos ter sucesso.
BLOG: NA SUA EXPERIÊNCIA COMO ENGENHEIRO, SÃO AS PRIMEIRAS SECRETARIAS QUE SENHOR ASSUME NO PODER PÚBLICO?
EMANUEL: Na minha contratação foram pedir carteira de trabalho, é a primeira carteira de trabalho que vou ter que tirar na minha vida, nunca exerci nenhum papel como funcionário, não como privada, minha vida toda sempre foi independente disso. É uma experiência altamente nova, não uma experiência de administração pública, mas de consultoria em prefeituras. A atividade de uma prefeitura e demais secretarias, também conheço, agora, exercendo, é a primeira vez.
BLOG: QUANDO O SENHOR RECEBEU O CONVITE DA PREFEITA JUDITH ALAPENHA O QUE SENHOR FEZ? CONSULTOU A FAMÍLIA, SEU GRUPO DE AMIGOS, QUAL FOI O SEU PRÓXIMO PASSO?
EMANUEL: A primeira coisa foi uma surpresa, não esperava receber este convite. Sempre estive freqüentando Bom Conselho, desenvolvendo minha atividade privada. Lógico que fui combinar com minha esposa, pedi um tempo para pensar, depois decidi. Eu acho que como bonconselhense jamais negaria. Até por que não adiantaria muito ficar falando, colocando defeitos... Mas, se tenho a oportunidade de ajudar, irei ajudar. Houve uma reunião com os secretários, notei a satisfação de cada um, eles super interessados em fazer, em dar certo, senti um ambiente de trabalho na prefeitura muito prazeroso, espontâneo e verdadeiro, portanto, decidi enfrentar. Esse tempo que falta podemos fazer algo que melhore, que minimize o sofrimento dos bonconselhenses.
BLOG: FALANDO EM INFRAESTRUTURA, POR ONDE SE VAI COMEÇAR? A RECLAMAÇÃO É GERAL E GRITANTE, A QUESTÃO DA BURAQUEIRA NA CIDADE, É UMA AÇÃO IMEDIATA?
EMANUEL: Claro que sim. É um problema sério a questão da buraqueira em toda a cidade. Tem pessoas que estão morando aqui, não tem o direito de chegar e sair, ou seja, estão privadas do direito de ir vir. É uma ação que tem um histórico que se arrasta há um longo tempo e estou empenhadíssimo para vermos os mecanismos que temos para que o mais rápido possível seja resolvido, como está não pode ficar. Eu diria para você, Cláudio, que a coisa mais cruel é finalizar esta etapa. Até por que alguns setores deixaram ficar numa situação difícil, mas, agora está muito mais próximo do final. Esperamos que no final do mês possamos ter a cidade muito melhor. Aconteceram de haver muitos serviços repetitivos. Quando há uma repetição na mesma obra, causa um mal estar e prejuízo a população, isso me deixa inquieto, por isso dar total prioridade a recuperação das ruas de Bom Conselho. Vamos agora lutar contra o tempo. Nossa população precisa viver num lugar melhor.
BLOG: O SENHOR MONTOU SUA EQUIPE DE TRABALHO?
EMANUEL: Não, estamos com a mesma equipe.
BLOG: MAS, PRETENDE?
EMANUEL: Acho que não precisa. Quando o time não está ganhando, quem deve ser trocado é o técnico e não os jogadores. A equipe atual é pequena, estão desempenhando as suas funções dentro da nossa realidade. O que faremos é dar uma afinada na maneira de se trabalhar, seremos um maestro. Mas, se houver necessidade de uma pessoa ou outra, assim o faremos.
BLOG: ENGENHEIRO É TÉCNICO, BREVE, RÁPIDO, TRABALHA COM AÇÃO, SEM PROTELAMENTO, É ASSIM QUE VAI SER SUA CONDUTA?
EMANUEL: Há coisas que não tem como ser evitadas, o único caminho é agir. A profissão de engenheiro é muito vasta, até saber lidar com gente é uma arte. Temos o dever de também entender os reclames daqueles que nos procuram. Por exemplo, temos um desafio urgente, que é resolver a questão da acessibilidade na cidade. Isso é prá ontem. Particularmente sou um cobrador duro. Temos que agir para acabar com esta celeuma de que tal ação não passa do papel.
BLOG: A PARTIR QUE O SENHOR ASSUMIU UM CARGO PÚBLICO, DEVE DAR ALGUM TIPO DE SATISFAÇÃO?
EMANUEL: Tem e deve. Todas as ações que fazemos devemos dar satisfação ao povo, até por que somos empregados do povo. Administrar dinheiro público não é fácil, portanto, mostrar o que se faz com o dinheiro público é um dever dos que estão no poder público. Não serei prolixo. Se algo não puder fazer, mostrarei a quem de direito o por que de não ter tido sucesso em tal empreitada.
BLOG: O QUE MAIS LHE SURPREENDEU? O CONVITE PELA PREFEITA OU SER CHAMADO DE SUPER-SECRETÁRIO?
EMANUEL: Isso é maldade sua. Entendi, quando li no seu blog, que foi para o seu blog/site ficar mais picante. Não subestimo ninguém. Todos têm sua importância.
BLOG: O SENHOR QUE ESTEVE TÃO PERTO DO COTIDIANO DO SEU PAI, QUE FOI PREFEITO E DEPUTADO ESTADUAL POR BOM CONSELHO, QUAL A EXPERIÊNCIA QUE ESTÁ TRAZENDO PARA SER APLICADA NESTE NOVO DESAFIO?
EMANUEL: A experiência que trago é de não falar mal de ninguém. Entendo e compreendo que todo mundo de alguma maneira pode nos ajudar a comandar o município. Seria uma experiência muito humanista, que trago do meu pai.
BLOG: SEUS IDEAIS POLÍTICOS, DESDE QUE ASSUMIU UMA FUNÇÃO NO GOVERNO DO POVO, FORAM DEIXADOS DE LADO TEMPORARIAMENTE, UMA VEZ QUE O SENHOR É FILIADO AO PV?
EMANUEL: Eu trato deste assunto da seguinte maneira: O PV tem um presidente, qualquer assunto relacionado ao partido, me esquivo e quem fala é o presidente. Como secretário não falo em política, por que na realidade sou secretário para trabalhar para o povo. Não me sentiria ético se nesta função que estou, começasse a discutir política. Tudo tem sua hora. Fui nomeado secretário e estou aqui para não decepcionar a esperança que a prefeita colocou na minha pessoa e que meus amigos depositaram em mim e também não me decepcionar. Eu tenho que dar resultados, eu vou dar resultados, se por ventura nada disso acontecer eu mesmo me demitirei. Entrar, para não dar resultados, não preciso ficar. Este novo desafio que estou encarando, estou levando a sério.
BLOG: O GOVERNO LHE DEU CARTA BRANCA?
EMANUEL: Não existe esse negócio de carta branca. Na minha concepção, carta branca é coisa de irresponsável. O que foi acertado é que as condições de trabalho serão oferecidas sempre que precisar. na verdade, nos foi dado muito trabalho e responsabilidade, que posteriomente vem as cobranças. Se houvesse esse negócio de carta branca, não aceitaria. Tenho de fazer as coisas de comum acordo com a prefeita Judith Alapenha. O dinheiro público é do povo. Devemos respeitá-lo.
BLOG: OBRIGADO POR NOS ATENDER E BATERMOS ESSE BATE-PAPO ESCLARECEDOR E POR LER O MEU BLOG.
EMANUEL: Estarei sempre às ordens, espero ter respondido todas as perguntas e parabéns pelo trabalho.

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Oh Poeta, deveria ter perguntado o que aconteceu para de uma hora pra outra ele ter mudado de opinião, porque até reuniões fazia para criar um grupo de oposição ao governo com a disponibilidade e seu nome para candidatura e de repente foi comer na bacia de mamãe juju. Pergunta isso e vê se ele responde sem enganar.

    ResponderExcluir
  2. Eu, igual ao comentarista acima estranhei muito esta atitude do caro conterrâneo. Será que a Mamãe Juju já passou o cargo antecipadamente. Arrepiou carreira? Eu também estou estranhando é que o Zé Fernandes ainda não apareceu para a babação de praxe. Mas ele vem, ora se vem. Agora só leio ele lá por Garanhuns falando de anônimo e levando fora. Será que se mancou?

    Arlindo Paz

    ResponderExcluir

"Os comentários publicados nas matérias não representam a opinião do Blog do Poeta, sendo a responsabilidade inteiramente de seus autores."