Quarta Etapa do Sonora Brasil em Garanhuns-PE

A Unidade do SESC Garanhuns recebe, nesta quinta-feira, 17, às 20h, o grupo Quarteto Colonial. Vindo do Rio de Janeiro, o grupo chega a Garanhuns depois de passar por Recife, Jaboatão dos Guararapes, São Lourenço da Mata, Surubim e Caruaru. A Apresentação faz parte da programação do 4º circuito do Sonora Brasil - Circuito Nacional de Música do SESC.
O Quarteto Colonial é formado pelos músicos Doriana Mendes (soprano), Talita Siqueira (contralto), Geilson Santos (tenor), Luiz Kleber Queiroz (barítono), com direção musical de Maria Aida Barroso. O repertório do grupo parte da obra do padre José Maurício Nunes Garcia (1767 – 1830), que foi mestre de capela da Sé do Rio de Janeiro e, posteriormente, da Capela Real, passando por compositores de vários períodos até chegar aos autores da atualidade.
O grupo integra as apresentações do tema “Sagrados Mistérios: vozes do Brasil”, que destaca o repertório de música vocal presente nas festividades populares em devoção às entidades religiosas. A expressão “música sacra” designa a música erudita da tradição judaico-cristã, mas em sentido mais amplo também relaciona a música presente em cultos de outras religiões. Essa denominação é utilizada desde a Idade Média, quando se buscou definir uma forma distinta para as composições relacionadas às missas e outras práticas religiosas. O canto gregoriano é uma de suas expressões mais antigas e reconhecidas.
O roteiro de apresentações do 4º Circuito começou, no dia 9, no Sesc Santa Rita, no Recife. De Garanhuns o Quarteto Colonial segue para Belo Jardim (dia 19), Arcoverde (dia 20), Buíque (dia 21), Ibimirim (dia 22), Triunfo (dia 23), Carnaíba (dia 24), Bodocó (dia 26), e passa ainda por Araripina (dia 27) e Petrolina (dia 28), onde será encerrado. As apresentações acontecem sempre às 20h e tem entrada gratuita.
Sonora Brasil - Em 2011, o Sonora Brasil, que é promovido pelo Sesc, trouxe a Pernambuco os grupos Caixeiras do Divino, do Maranhão; Comitiva de São Benedito da Marujada de Bragança, do Pará; Banda de Congo Panela de Barro, do Espírito Santo. Todos compõem as atrações do tema: Sagrados Mistérios: vozes do Brasil, que destaca o repertório da música vocal presente nas festividades populares em devoção às entidades religiosas.
MATÉRIA ENVIADA POR
Jacqueline Menezes - Jornalista

Postar um comentário

0 Comentários