COLUNA ENSAIO GERAL POR ALEXANDRE TENÓRIO

ERA TEMPO DE FESTA DE SÃO SEBASTIÃO
Muitas vezes a festa de São Sebastião era melhor e mais animada que a de fim de ano.
O mesmo parque que ficava no fim do ano ia para São Sebastião, e durante as 10 noites de novena os jovens participavam ativamente, era uma festa com muitos jovens, devido ela ser realizada no período de férias, uma das características da festa, era que o pátio de São Sebastião era muito menor que o da Praça Dom Pedro II, isto fazia com que as pessoas estivessem mais próximas umas das outras,
Algo que sempre marcou a festa de São Sebastião foi à banda de pífano, é uma tradição que continua até hoje, pois são eles que vão de casa em casa para pedir as ofertas para o leilão de São Sebastião. O leilão se realiza na penúltima noite da festa, onde leiloa galinha, ovos, bezerros, bois, peru etc.
O dia de São Sebastião é feriado municipal, dia 20 de janeiro, então a festa na penúltima noite é como se fosse à festa de véspera de natal ou véspera de ano novo.
Lembro que houve um momento nesta festa que quase ela se acaba, pois a violência tomou conta dela, onde passou a ter tiroteios e brigas constantes, isto durou uns 5 anos, hoje nós vendo com outros olhos, vemos que aquilo que aconteceu era fruto do momento vivido em nossa cidade, onde o banditismo estava dono da situação, todo mundo naquela época se achava no direito de andar com um revolver na cintura e por ai vai.
Uma coisa que marcou a festa de São Sebastião foi à barraca de Pedro Gonçalves (Pedro Aleijado) que tinha como quitute principal GIA DE PEITO, quando comi pela primeira vez fiz cara de nojo, porém ao comer o primeiro pedaço, me maravilhei com a comida e hoje sou fã de carteirinha. É pena nunca mais ter comido tal gostosa iguaria. Outra coisa que nos faz recordar era a espécie de boate que Elba Soares fazia no armazém de sua casa, a juventude ia toda para lá.
Foi na festa de São Sebastião que eu namorei minha esposa, exatamente no dia 19 de janeiro de 1987, casando um ano depois no dia 17 de janeiro 1988.

Todos que freqüentavam a festa lembram que o local aonde a juventude se concentrava era em frente à casa de seu Antenor, que fica em frente à capela, naquela época o muro era baixo, e nós ficávamos sentados nele.
No dia 20 de janeiro se realiza sua tradicional procissão, que, diga-se de passagem, é uma das maiores de nossa cidade, atraindo pessoas de todos os recantos, tanto da cidade como dos sítios e povoados.
No governo de Gervásio Matos ele construiu o correto, no que ficou o pátio mais bonito. Ao longo do tempo a festa teve altos e baixos, estando ultimamente na baixa, pois o poder publico não tem dado a devida atenção a esta tão tradicional festa de nossa cidade, e da maneira que vai, terminará apenas nas novenas e será mais uma festa de nossa cidade que estará acabada.

Postar um comentário

0 Comentários