FIRJAN: mais de 90% dos municípios de Pernambuco têm situação fiscal difícil ou crítica, Bom Conselho é 30º

A maioria dos municípios de Pernambuco foi avaliada em situação difícil ou crítica no que diz respeito à eficiência na gestão orçamentária das prefeituras. É o caso de 164 cidades pernambucanas (91,6% dos municípios investigados). Entre os 500 piores desempenhos do país, 60 são do estado. Apenas três municípios figuram entre os 500 melhores resultados do Brasil. Os dados são do IFGF (Índice FIRJAN de Gestão Fiscal), criado pelo Sistema FIRJAN para avaliar a qualidade de gestão fiscal dos municípios brasileiros. Em sua primeira edição e com periodicidade anual, o IFGF traz dados de 2010 e informações comparativas com os anos de 2006 até 2009. O estudo é elaborado exclusivamente com dados oficiais, declarados pelos próprios municípios à Secretaria do Tesouro Nacional.
Dois fatores foram determinantes para o cenário negativo de Pernambuco: elevado comprometimento com gastos de pessoal e problemas na administração dos restos a pagar. Na comparação com os municípios dos demais estados, os pernambucanos obtiveram as piores médias no IFGF Liquidez (0,2998) e no IFGF Gastos com Pessoal (0,3207). Para se ter uma ideia, 84 municípios terminaram o ano de 2010 com mais restos a pagar do que recursos em caixa e 70 cidades registraram gastos de pessoal superiores ao limite estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal (60% da receita).
SERÁ QUE VÃO ESCONDER QUE BOM CONSELHO É O 30º LUGAR DO RANKING? SERÁ QUE VÃO QUERER MAQUEAR O RESULTADO DESTA PESQUISA, INAUGURANDO APENAS PINTURAS?
Para dirimir qualquer dúvida acesse o site da Firjan.

Postar um comentário

0 Comentários