Novo cenário de comunicação jornalística.

A velocidade que as coisas acontecem no mundo, a facilidade de acesso a informação, a quantidade de fontes e veículos sendo disponibilizados gratuitamente, os leitores querendo ter voz e participação ativa nas discussões e comentários, nova geração de leitores, a chegada da era do Conteúdo Colaborativo, as Redes Sociais, os novos aparelhos e devices e o Marketing Digital já representando 10% do bolo publicitário no Brasil, tem levado muitos Jornas e Editoras a “crise” por não se adaptarem a estes novos tempos.
Seja uma crise financeira ou crise de posicionamento em relação a comunicação multilateral. O velho meio de de fazer notícia e captar publicidade, já mudou. Essas empresas jornalísticas para conseguirem se manter neste mundo Digital e retomar ou manter a relevância nas mentes e na preferência dos leitores, tem que se adaptar a este novo cenário de comunicação, o chamado Open Journalism.
O tradicional Jornal Inglês The Guardian mostrou através de um vídeo como está se posicionando e conseguindo sobreviver no novo cenário Digital. A ideia basica é captar, organizar e dá vazão as informações que são produzidas de todos os lados.
As coisas não são mais estáticas, o que está escrito, diagramado e programado, é isso que já está e será publicado. Errado! A troca aberta de informações, idéias e opiniões podem trazer mudanças instantâneas nos rumos de qualquer matéria jornalísitica.
Os leitores não são mais passivos, sejam os novos leitores e até mesmos os antigos, já buscam e dão preferência a veículos que tenham informações em Tempo Real e que possam de alguma forma ser envolvido, fazer parte e contribuir, se quiser.
Como os jornais e editoras podem encontrar seu espaço neste novo mundo? Não é somente fazer um WebSite com as mesmas notícias do que é publicado no impresso, ou invetir em Webjornalismo com novas matérias e integrar com as Redes Sociais. Apesar de já ser um bom começo, mas principalmente pensar e mudar sua estrutura para esta nova forma de pensar jornalismo, que é: “deixar de fazer as coisas somente e apenas PARA pessoas e começar a fazer principalmente COM as pessoas” e garantir a sobrevivência do jornalismo como negócio no médio prazo. It´s all about Pe@ple!
Até porque uma Marca já não é o que a Empresa diz que é. É o que seus clientes dizem que é! e mais: O impresso pode até acabar um dia, o conteúdo nunca!
Pense Nisso! 
TEXTO DO BLOGUEIRO JOÃO KÉPLER

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