Pedro Eugênio defende reforço na política de desenvolvimento regional

Nesta quarta-feira (14), o presidente regional do PT de Pernambuco, deputado federal Pedro Eugênio, participou da primeira reunião da bancada do Nordeste da Câmara Federal. O parlamentar defendeu a criação de uma política de desenvolvimento regional para o País baseada em um planejamento e execução sistemática de políticas públicas. Ele acredita que o fato de o Ministério da Integração não compor o núcleo de política econômica do governo mostra que as ações de política regional vêm se limitando a incentivos no campo social e de infraestrutura.
O pernambucano lembrou que muito tem sido feito na região desde o governo Lula, e agora com Dilma. “Essas ações têm sido moldadas por decisões de descentralização de grandes projetos estruturais tomadas por Lula, como a Transnordestina, a transposição do São Francisco e a construção de refinarias na região. O Nordeste concentra o maior número de pobres e por isso nossa região e obteve proporcionalmente mais recursos e ações de distribuição, como bolsa família, o Pronaf e a valorização do salário mínimo. Porém, torna-se necessário sistematizar uma política de desenvolvimento regional, que atue transversalmente sobre todos os ministérios e órgão público ”, completou o parlamentar.
O secretário executivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), José Carlos Vaz, anunciou que a pasta prepara mudanças e ajustes na política agrícola brasileira. Segundo ele, o objetivo é reduzir as desigualdades regionais e reconhecer as diversidades. Vaz informou também que no dia 2 de abril, o ministro Mendes Ribeiro irá se reunir com os secretários estaduais de Agricultura para anunciar mudanças importantes no setor.
A reunião da bancada do Nordeste foi conduzida pelo coordenadador do grupo, Gonzaga Patriota (PSB-PE). Além do representante do MAPA, participaram da reunião vários parlamentares integrantes da bancada, o ministro interino da Secretaria de Relações Institucionais, Claudinei Nascimento, os secretários de Agricultura de Pernambuco e da Bahia, Hamilton Ramos e Eduardo Sales, além de representares da Contag, do setor de fruticultura de Petrolina e diversas lideranças do Nordeste.
Mudanças no MDA
Pedro Eugênio também participou da posse do novo ministro do Desenvolvimento Agrário, deputado federal Pepe Vargas (PT-RS), companheiro de luta na Comissão de Finança e Tributação (CFT) e da Frente Parlamentar da Micro e Pequena Empresa. Segundo o presidente do PT-PE, o colega sempre muito responsável, organizado e presente nas lutas com as quais se envolveu.
“Teve brilhantes atuações por onde passou e sua experiência com agricultura familiar tem a ver com o fato de sua base política ter interagido bastante com aqueles que fazem agricultura familiar no Rio Grande do Sul. Considero que fará um grande trabalho à frente do MDA e atuará para combater a pobreza. Como sabemos, a agricultura familiar, quando se desenvolve, é atividade que mais gera postos de trabalho, emprego e distribuição de renda. Mais até que a construção civil”, completou o deputado.

Postar um comentário

0 Comentários