Cofre da prefeitura de Estrela de Alagoas é negociado entre candidatos

CHICO FAUSTO
A pequena cidade de Estrela de Alagoas, com aproximadamente 17 mil habitantes, distante cerca de 15 km de Palmeira dos Índios, parece ser uma das mais cobiçadas do interior do Estado. Acontece que a briga pelo poder público do município está perdendo o foco político e abrindo espaço para a corrupção. Os candidatos da oposição negociam de cargos na administração até a própria honra.
 Geralda Ferro, Everaldo Amorim e Chico Fausto estão, segundo relato de moradores da cidade, tentando um “acordo” para juntos se apoderarem da prefeitura municipal. No entanto, a cidade sabe que a união desse grupo não passa apenas de “uma historinha para boi dormir”.
Mas parece que acordo político não é bem aceito no grupo. Chico Fausto, derrotado durante vinte anos pela família Garrote – ou por seus indicados, negociou a própria honra nas eleições passadas. Um termo de compromisso firmando a desistência de Fausto a prefeitura e o apoio desmedido a Amorim foi a público. Entretanto, desonrando, além de sua palavra, um acordo jurídico registrado em cartório, Fausto se lançou ao cargo que jurou jamais voltar a concorrer.
De acordo com o documento oficial, Chico Fausto teria assumido o compromisso de não se candidatar ao cargo de prefeito de Estrela de Alagoas e apoiar somente o ex-vereador Amorim, após as eleições de 2008.
“Eu, FRANCISCO FAUSTO SOBRINHO (…) Me comprometendo à participar, ganhando ou perdendo, somente esta eleição, para o cargo majoritário de prefeito, e que jamais serei candidato para este cargo, ou à reeleição, sob quaisquer pretextos ou hipóteses, salvo se for na condição de vice-prefeito, ou outra qualquer, desde que seja para apoiar a candidatura de Everaldo Amorim, para Prefeito deste município. Estes compromissos serão testemunhados pelo povo de Estrela de Alagoas; estão embutidos na negociação feita entre as partes citadas, e é de caráter irrevogável e irretratável”. O documento foi registrado no 1 tabelionato de notas de Palmeira dos Índios, no dia 1 de fevereiro de 2009.
A carta tomou conhecimento público e perambulou por todo o Estado. A polêmica ficou ainda maior quando Chico Fausto participou de um programa de rádio denominado “Fala pré-candidato” e esbravejou: “Sou um homem de palavra e quero dizer que vou honrar tudo o que prometer”.
A população estrelense, ciente da existência desse Termo de Compromisso, quer saber: “Como um homem que não honra um contrato registrado em cartório pode querer governar um município? Um homem que não cumpre o que fala nem o que se compromete oficialmente?”.
Enquanto a oposição “bate cabeça” para tentar tomar a chave do município, Arlindo Garrote – que já é apontado como o favorito -, parece ir tranquilamente a conquista da prefeitura.
Nossa reportagem tentou contato telefônico com Chico Fausto para falar sobre o assunto, mas seus telefones estavam fora de área ou desligados.
FONTE: CADAMINUTO

Postar um comentário

0 Comentários