COLUNA ENSAIO GERAL POR ALEXANDRE TENÓRIO


ALEXANDRE TENÓRIO - ESCRITOR
ERA TEMPO DOS VALENTÕES (PARTE V)
Como já vimos anteriormente confusão era com ele mesmo. Melk andava vestido com uma capa cinza escuro que ia até abaixo do joelho, os bolsos cheios de bala, um revolver na cintura, uma faca nas costa, parecia que estava indo para uma guerra, tudo isto influenciado pelo os livros de faroeste que ele lia constantemente. Vamos analisar cuidadosamente o caso de Melk, ele foi criado numa família de homens destemidos, tanto o seu pai “Sargento Moises e seu irmão o soldado Benone” eram pessoas valentes. Melk cresceu fazendo pequenas presepadas e não sendo punido por isto, todos passavam a mão em sua cabeça, primeiro por ser o casula, segundo por ser um menino muito bonito, era o orgulho da família, e foi sobre estes conceitos que foi criado um cidadão sem regras, onde a impunidade passou a ser algo constante em sua vida. Esta impunidade foi colocada em sua vida também pela a polícia, pois ele jamais ia preso quando fazia suas estripulias, se não me engano ele foi preso uma vez e por pouco tempo.
                   Melk passou a margem dos estudos, e logo cedo começou a andar com pessoas suspeitas, pessoas de caráter duvidoso, pois as pessoas da sociedade não queriam conversa com ele, ele tinha de ter amizade com alguém, e as amizades dele passou a ser com pessoas que não faziam parte da sociedade, diante deste fato com a influência destas pessoas, ele passou a beber e fumar maconha. Veja bem senhor leitor, estava pronto os ingredientes para a formação do mais famoso valentão de nossa cidade.
Porém faltava o último ingrediente para o prato ficar no ponto, este ingrediente foi os livros de faroestes. Em nossa cidade no final da década de começou a aparecer livros de bolsos contando estórias do oeste americano, e devo dizer que muitas pessoas gostavam de ler estes livros, e o mais assíduo leitor destes livros era Melk, vi muitas vezes ele chegar à loja do meu avô seu José Correntão (também leitor destes livrinhos) com um monte destes livrinhos e fazer a troca com ele por algum que não tinha lido.
Impunidade em casa, impunidade da polícia, maus companhias, bebida, maconha e os livrinhos de faroestes estava pronto o mais famoso e temido valentão que nossa cidade já teve, ele é o que podemos dizer o Pelé dos nossos valentões.
Para finalizar esta parte devo dizer que ele tinha uma virtude, ele nunca molestou uma mulher, fosse ela solteira ou casada, ele era muito respeitador.

AGUARDEM QUE NA PROXIMA SEMANA TEM MAIS

Postar um comentário

0 Comentários