GREVE PROVOCA CANCELAMENTO DE EVENTO NA UAG/UFRPE


Prezado, Cláudio André.
Venho em nome da Equipe de Divulgação e Marketing da I Mostra de Arte Cultura da UAG, agradecer pelo apoio na divulgação a este evento que estava previsto para os dias 23 e 24 de maio de 2012, conforme publicado neste Blog anteriormente. Infelizmente o referido Evento foi cancelado em virtude da deflagração de GREVE GERAL dos professores da UAG/UFRPE e consequentemente de todas as Universidades Federais do Brasil. Por esta razão, fica cancelado para esta data e o nosso compromisso de realizar tal evento tão logo a Presidente Dilma resolva a situação dos professores uma vez que se trata de uma questão federal conforme nota a segui:

INFORME DO COMANDO DE GREVE DA UAG.
            Ontem dia 15, às dez (10:00 h) horas, no Auditório I, da Unidade Académica de Garanhuns - Universidade Federal Rural dc Pernambuco, foi realizada Assembleia da ADUFERPE, onde os professores decidiram, por unanimidade de votos, acatar as orientações do ANDES e deflagrar greve, por tempo indeterminado.
            Os professores presentes na Assembleia rejeitaram também, por unanimidade, a Medida Provisória n° 568/2012 do governo de apenas 4% de reposição salarial, pois na realidade as perdas inflacionárias são bem maiores do que esta fração. Decidiram, também, que a incorporação das GEMAS (Gratificação de Magistério Superior) aos salários é bem vinda, mas não atende os anseios dos professores, que exigem a incorporação de outras gratificações. Outro motivo para rejeição desta Medida Provisória é que o adicional de insalubridade continue a ser pago pelo percentual e não pelo que consta na referida MP. Além disso, a principal reivindicação acordada anteriormente (acosto de 2011), que dizia respeito à estruturação da carreira de docentes, não foi contemplada, ou seja, houve uma quebra de acordo.
            Foi decidido, também, nesta Assembleia que os professores rejeitam qualquer negociação que o governo venha a fazer com o PllOIFES em nome da categoria dos docentes, por entenderem que esta instituição não possui legitimidade política, nem jurídica para representá-los. Com base no princípio de unicidade sindical, apenas o Sindicato da ANDES pode representar constitucionalmente os docentes. Além do mais, a grande maioria das IES está filiada à ANDES, e não ao PROIFES.
            Foi decidido também em votação, num percentual de 72% de votos a favor e 28% dos votos contra, que as aulas da pós-graduação também serão paralisadas, podendo ser retomadas a depender da conjuntura polídea, pois o principal motivo da greve diz respeito à reestruturação da carreira docente. Defendemos, ainda, como uma das medidas, a equiparação salarial com a do Ministério da Ciência e Tecnologia. Entendemos que a carreira docente deva ser algo atrativo, como acontece com países que apresentam os maiores índices em desenvolvimento humano e que investem em educação.
            Além disso, foi aprovado um Comando Local de Greve, que será responsável pela condução das atividades de greve durante o processo de paralisação. O mesmo convida todos aqueles que puderem colaborar, para uma reunião quinta-feira, dia 17/05/2012, às 09:30h, no Auditório 1 da UAG, com o propósito de planejar as atividades de greve.

DE: CICERO GOMES
PARA: claudioandreopoeta@bol.com.br

Postar um comentário

0 Comentários