CIDADES COM MAIS DE 100 MIL HABITANTES DEVERÃO TER FAIXA EXCLUSIVA PARA MOTOS


A Câmara dos Deputados analisa projeto de lei que altera o Estatuto da Cidade e o Código de Trânsito Brasileiro para dispor sobre as motofaixas. A proposta de autoria do deputado federal, Severino Ninho (PSB-PE), prevê, no caso de cidades com mais de 100 mil habitantes, faixa exclusiva para a circulação de motocicletas, motonetas e ciclomotores.
As Prefeituras que tenham mais de 100 mil habitantes deverão elaborar um plano de transporte urbano integrado, compatível com o plano diretor prevendo, sempre que possível, essas faixas.
Dados divulgados pela Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo) revelam o crescimento de 377,65% na frota de veículos motorizados de duas rodas no Brasil, entre 2001 e junho de 2011. De 4,61 milhões, chegamos a 17,41 milhões. “O aumento da frota provocou o incremento vertiginoso da incidência de acidentes de trânsito, com impacto relevante no atendimento de emergência dos hospitais e na previdência”, afirma o deputado pernambucano.
De acordo com o autor da proposta, embora para muitos cidadãos a posse da motocicleta ou similar represente ascensão social e garantia de mobilidade, ela também significa vulnerabilidade. “Em qualquer acidente de trânsito, seus ocupantes são afetados diretamente e quando não morrem, muitos ficam mutilados, dependendo do benefício da prestação continuada da seguridade social para sua manutenção”, justifica.
O projeto tramita apensado ao Projeto de Lei 1517/11 nas comissões de Desenvolvimento Urbano; de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara Federal em caráter conclusivo.

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