COLUNA ENSAIO GERAL POR ALEXANDRE TENÓRIO


ALEXANDRE TENÓRIO - ESCRITOR
VANDA
Vou escrever sobre uma pessoa muito querida em nossa cidade, uma pessoa que deixou muitas saudades em todos nós bom-conselhenses que tivemos o prazer de conviver com ela, estou falando de Vanda Faustino.
Vanda era uma morena de estatura alta, cor morena, cabelos longos, feições simpática e tinha uma marca registrada que era o seu nariz, era um nariz grande, porém este nariz grande não comprometia o conjunto, Vanda era uma mulher simpática.
Uma festa com Vanda era uma animação só, com ela não existia tristeza, era só alegria.
Vanda era professora, era cabeleireira, era maquinadora, era cantora, era tocadora de acordeom, enfim era polivalente, jogava em todas as posições.
Lembro-me muito bem num carnaval em que estávamos brincando na TURMA DO XIPÉ, uma animação maior do mundo, todo mundo mais pra lá do que para cá, é quando chegamos na casa de Frederico que morava na Rua Barão do Rio Branco.
Entra toda turma para o quintal e lá vai o mela-mela, com manga, graxa de sapato, batom, enfim tudo que se tinha ao alcance era usado para melar. Quando menos esperamos sentimos um cheiro horrível de merda e mijo encima da gente, pois não é que Vanda achou um pinico cheio de merda e mijo, e serenou no meio da turma, pensa na bagaceira que foi, aja água para lavar a sujeira, que por mais que nós lavássemos ficava fedendo. Isto marcou aquele carnaval para todos nós.
Vanda casou com Vavá, que era muito mais novo que ela, Vavá era filho do cabo Daniel, Vavá trabalhava como segurança do Banco do Brasil, e era chegado a tomar uma boas bicadas, pois bem Vavá terminou morrendo em consequência da bebida, e ao longo deste casamento nossa Vanda sofreu muito, e também passou a beber muito.
Vanda foi a cantora representante de Bom conselho no campeonato das cidades, ela realmente cantou bem, porém ela colocou muita dramaticidade na música e isto prejudicou a interpretação, e ela não ganhou da sua concorrente de Surubim.
Lembro-me muito bem um dia de sábado, quando ela morava na rua 7 de setembro, nós fizemos uma farra, que estava presente Leda de Jordalino, Diva Tenório e eu, e era o auge da música de Amelinha (frevo mulher), e nós demos uma dançada daquelas de furar o sapato, e esta música ficou marcado em nossas vidas, para sempre. Toda vez que eu me encontro com Diva, ela se lembra daquele dia.
Quando Vanda ia beber, ela dizia que iria tomar uma FAIADA, e foi de faiada em faiada, que ela terminou os seus dias em Recife, que foi um grande erro ter ido embora de Bom conselho para Recife, Lá ela sem o apoio dos amigos enveredou pelo mundo da faiada e acabou precocemente morrendo.
Vanda aonde você estiver, saiba que nós seus amigos que ficamos por aqui sempre iremos lembrar de você.
       

Postar um comentário

0 Comentários