942 vereadores de municípios alagoanos podem ficar sem salário se PEC 35 for aprovada

Vereadores de 93 municípios alagoanos, estão se mobilizando, sob a liderança do presidente da União dos Vereadores do Estado de Alagoas (UVEAL), Hugo Wanderley, para convencer os senadores e deputados federais a não aprovarem a Proposta de Emenda Parlamentar (PEC) 35.
A PEC proposta pelo senador Cyro Miranda (PSDB/GO), defende a extinção de salários para o cargo de vereador nos municípios que possuem menos de 50 mil habitantes.
Cyro Miranda justifica que a Constituição Federal permite aos vereadores acumular outras funções no caso de compatibilidade de horários, e que sua proposta ajudaria a reduzir despesas dos cofres públicos. "Estamos seguros de que sua adoção causará impactos positivos consideráveis, tendo em vista que 89,41% dos municípios brasileiros possuem até 50 mil habitantes. Dessa forma, pouco mais de 600 municípios brasileiros continuarão a remunerar seus vereadores", disse o senador.
Já para o presidente da UVEAL, a PEC 35 não passa de uma proposta demagoga que não possui sentido algum. "Ela é algo tão absurda e sem fundamento que a impressão que temos é de que o único sentido dela é enfraquecer o vereador", diz Hugo Wanderley, que sugeriu; "Se ele (senador Cyro Miranda) acredita no que diz, por que não se propõe a eliminar também os salários de deputados e senadores?".
Hugo Wanderley acrescenta que, ao retirar o salário dos vereadores, a proposta poderá favorecer a corrupção, já que a função dos representantes do Legislativo é fiscalizar o poder Executivo. Caso a PEC 35 seja aprovada, 942 vereadores que ocupam cargos nas Câmaras Legislativas dos 102 municípios alagoanos, ficarão sem receber salários. ONGs que defendem a aprovação da PEC, justificam que dos 181 países que fazem parte da ONU, o Brasil é o único país que paga salário aos seus vereadores.
FONTE:CADAMINUTO

Postar um comentário

0 Comentários