COLUNA ENSAIO GERAL POR ALEXANDRE TENÓRIO


Alexandre Tenório - Escritor

WALMIR SOARES
 (O DRAGÃO) PARTE I
Um dos filhos do Coronel Alípio Tenório, de cor morena escura, de compleição forte e de uma boa estatura. Fisicamente Walmir chamava atenção em qualquer lugar, bem como ao abrir a boca, pois com sua voz grossa e alta, era ouvido por todos quando falava.
Quando moço era determinado, não abria parada para ninguém, e era chegado a uma confusão, principalmente quando bebia. Posso dizer sem medo, pois varias vezes na minha vida tive o prazer de fazer farras com ele, nunca vi um homem aguentar tanta bebida. Nenhum bebedor batia de frente com ele. Quem fosse beber com ele, podia ficar até o fim da farra, porém não ingeria a mesma quantidade de álcool que ele ingeria. Pois ele tinha uma característica, que era beber ligeiro, você colocava uma bebida no seu copo, podia ser Whisks, Rum, Cerveja... Seja ela qual fosse, ele tomava de um gole só, ele não tomava um copo de bebida em dois tempos, era um tempo só.
Quando nós fazíamos nossas farras, eu tomando minha cerveja bem devagar ai ele chegava e dizia – Doutor, Vamos virar os copos, eu que não era besta dizia nada feito Walmir, eu não sou doido de bater em frente com você, se eu fizer isso eu embebedo-me ligeiro, então ele dava aquela bela gargalhada, e dizia são tudo uns fracos, e encorpava a sua dose.
Mesmo sendo contrário politicamente, nunca deixei de beber com ele, e fiquem certo, a discursão era grande.
Uma mesa de bar com Walmir não tinha tristeza, era só alegria pois embora tivesse pouco estudo, ele lia muito jornal e era bem informado sobre os principais assuntos. Além de ter sido formado pela universidade da vida, pois por muitos anos foi caminhoneiro na RIO-BAHIA.
Ele me chamava de XIITA, devido as minhas posições esquerdista, e embora tenha sido seu aliado na histórica eleição de 1982. Fiquei seu adversário político a partir da eleição de 1986 e nunca mais tivemos do mesmo lado.
Por mais contrário que você fosse a pessoa de Walmir, tinha de admitir que ele foi um dos quatro políticos mais importante de nossa cidade em toda nossa vida politica, e também o mais polemico de todos, com sua morte acaba-se o ciclo do político com convicção politica. Toda sua vida política foi do lado da direita, ele foi PSD, ARENA, PDS, PFL e DEM. Nunca mudou de lado e por isto teve uma sobrevivência politica muito maior que os seu adversários. Perdeu o poder em parte por sua arrogância e em parte pelo desgaste natural que todos os políticos têm ao longo de sua carreira política.
Já se encontra na Editora Bagaço o livro ‘ELEIÇÕES 2000, QUANDO UMA BURRINHA GANHOU DO TRIO ELETRICO” nesse livro, vocês terão um inventário politico, desde o tempo dos coronéis até a eleição de 2000.

Postar um comentário

0 Comentários