COLUNA ENSAIO GERAL POR ALEXANDRE TENÓRIOA


Alexandre Tenório - escritor

WALMIR SOARES (O DRAGÃO) PARTE IV
O POVO CHEGA AO PODER
Manuel Luna tinha feito um grande governo entre os anos de 1969 e 1972, com isto a oposição ficou sem condições de lançar candidato, a solução foi fazer uma composição com o lado de Manuel Luna, e fazer um acordo. Manuel Luna colocaria 5 nomes e a oposição escolheria um, o escolhido seria o candidato a prefeito, e o vice seria escolhido pela oposição.
Acordo feito, foi colocado os seguintes nomes para a oposição escolher; GILVAN VILANOVA, JORNES TENÓRIO, HERBELINDO MORAES, MARNE URQUIZA E WALMIR SOARES.
O nome de Walmir foi colocado só por colocar, pois o grupo de Manuel Luna tinha certeza que ele seria a última pessoa a ser escolhida pela oposição. Foi reunido na antiga prefeitura (onde hoje é o prédio do INSS) as principais lideranças de nossa cidade, e na presença de todos, Dr. Arnaldo Amaral diz que o candidato escolhido para vice era Dr. José Maria Pereira de Melo, e o escolhido para ser o candidato a prefeito era Walmir Soares, a indicação de Walmir caiu como uma bomba, nos partidários de Manuel Luna. Pela primeira vez na história política de nossa cidade um homem do povo seria prefeito do nosso município. Com a chegada de Walmir ao poder, estava chegando ao poder os menos necessitados, os bêbados, as putas, os lisos, o povo pobre etc. Walmir representava o povo mais humilde de nossa cidade. Embora fosse o filho do todo-poderoso Coronel Alípio Luna, ele era filho bastado porém reconhecido pelo Coronel. Walmir desde novo vivia ao lado dos mais humildes, e se criou junto dos mais pobres, e sua casa era uma casa farta, aberta para todos, na mesma mesa que comia o governador como o engraxate.
Houve um princípio de rebeldia dentro do grupo de Manuel Luna, porém foi mantido o nome de Walmir. Começou durante a campanha politica um movimento pelo voto branco e nulo.
Abertas as urnas Walmir foi referendado como o novo prefeito de nossa cidade. A subida de Walmir ao poder fez com que nunca mais a nossa política fosse a mesma, Walmir foi o divisor de água entre as oligarquias do PSD e da UDN.
Walmir passou a ser a terceira força política de nossa cidade. Walmir quebrou a dualidade das forças políticas de nossa cidade e fez da nossa política, uma política mais dinâmica.
DEVIDO A GRANDE QUANTIDADE DE HISTÓRIAS QUE TEMOS DE WALMIR, ESTA COLUNA SAIRA DUAS VEZES POR SEMANA.

Postar um comentário

0 Comentários