COLUNA ENSAIO GERAL POR ALEXANDRE TENÓRIO


ALEXANDRE TENÓRIO - ESCRITOR

WALMIR SOARES (O DRAGÃO) 
PARTE V
UM BOM ADMINISTRADOR
Walmir assume o governo, impondo seu estilo pessoal. Diferentemente de Manuel Luna, que era maleável na administração, Walmir mostra desde o início que no seu governo quem manda é ele. Walmir deixou quase toda estrutura do governo de Manuel Luna, porém estas pessoas começaram a ver que com Walmir a história era diferente.
Walmir levantava no raiar do dia, e percorria as ruas da cidade, quando chegava por volta das oito horas da manhã ia para a prefeitura e já sabia o que ia fazer, chamava o encarregado por obras e dava as determinações "tal rua tem um buraco, tal rua tem entulho etc."
Com pouco tempo de governo Walmir rompe com Manuel Luna. Inicia na TV JORNAL DO COMERCIO, um programa chamado “CIDADE X CIDADE” este programa tinha como objetivo colocar cidades do nosso estado disputando entre si, e a ganhadora receberia de prêmio uma ambulância. Porém o mais importante nesta disputa era você mostrar a todo Pernambuco a sua cidade, e Walmir não teve dúvida, inscreveu nossa cidade para participar do programa, e não mediu esforços para viabilizar uma grande participação da nossa cidade na disputa.  
A nossa cidade entrou de corpo e alma na disputa, e a cidade sorteada para enfrentar Bom Conselho foi Surubim. Surubim é uma cidade um pouco maior que a nossa. Esta disputa iria ter uma característica interessante, pois os dois personagens mais importantes destas cidades eram Chacrinha por Surubim e Pedro de Lara por Bom Conselho, e eles estavam em evidência, pois Pedro de Lara era jurado do programa de Chacrinha.
O programa entre Bom Conselho e Surubim foi o mais visto por todo Pernambuco, e nossa cidade foi vitoriosa, e o grande vencedor foi Walmir Soares, ele saiu muito fortalecido politicamente.
Walmir com sua maneira sincera de dizer as coisas foi conquistando muitos amigos no poder, e com isto ele conseguiu muitas obras para a nossa cidade. No seu primeiro mandato ele realizou uma obra de importância fundamental para nossa cidade, que foi a ampliação do abastecimento de água.
A oposição ao governo de Walmir foi muito grande, pois o grupo de Manuel Luna fazia uma oposição sistemática. O grupo de Arnaldo Amaral fazia uma oposição mais moderada porque tinha o vice-prefeito na administração. Walmir estava surpreendendo a todos com uma boa administração. Quando Walmir foi eleito prefeito, era dito por uma boca só, que ele não iria fazer um bom governo, pois ele era simplesmente um caminhoneiro e com um grau de instrução abaixo da média.
Quando Walmir iniciou sua administração, e conservou boa parte da administração de Manuel Luna, não queria dizer que ele seria submisso a Manuel Luna, porém o pessoal de Manuel Luna começou a querer mandar no seu governo, e isto Walmir não iria aceitar, porque ele não era um laranja de Manuel Luna, e o rompimento dos dois foi inevitável.

TODO ESTE PROCESSO ELEITORAL FAZ PARTE DO NOSSO LIVRO QUE SERÁ LANÇADO EM BREVE, NELE VOCÊ TERÁ MAIS DETALHES SOBRE ESTES ASSUNTOS. 

Postar um comentário

0 Comentários