DIPLOMAÇÃO DOS ELEITOS


A Justiça Eleitoral realizará até a próxima quarta-feira (19) a diplomação dos prefeitos, vices e vereadores eleitos em outubro. Em geral, eles são diplomados na Câmara Municipal ou no fórum de cada cidade. No Grande Recife, as exceções são Igarassu, Moreno e Paulista.
Em Igarassu, o prefeito eleito, Mário Ricardo (PTB), receberá o diploma no Largo de Santo Cosme e Damião, Sítio Histórico da cidade. Em Moreno, Adilson Gomes Filho (PSB) foi diplomado na última sexta-feira no clube Societé. Já em Paulista, a cerimônia de Júnior Matuto (PSB) será no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) da cidade. Além disso, como é de praxe, os prefeitos eleitos no Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes – Geraldo Julio (PSB), Renildo Calheiros (PCdoB) e Elias Gomes (PSDB), respectivamente – serão diplomados em conjunto na próxima terça-feira (18), às 16h, no Auditório da Justiça Federal, no Jiquiá.
Pelo calendário eleitoral, depois disso só resta a cerimônia da posse, em 1º de janeiro, que geralmente é feita na Câmara Municipal. Em seguida, os novos prefeitos seguem para a sede do Executivo, onde o atual gestor transmite o cargo para o sucessor. Passo seguinte, o novo prefeito empossa os secretários.
Na RMR, fogem à regra da posse nas câmaras os prefeitos eleitos Júnior Matuto (PSB), em Paulista; Elias Gomes (PSDB), em Jaboatão dos Guararapes; e Renildo Calheiros (PCdoB), em Olinda. No caso de Paulista, é tradição que a posse seja em um dos clubes municipais da cidade. Já em Jaboatão, Elias será reempossado no pátio da prefeitura, visto que a Câmara Municipal não comporta muitas pessoas. Renildo fará a cerimônia no Mercado Eufrásio Barbosa.
Por ser realizada após o réveillon, muitos gestores preferem fazer a posse já no final da tarde. No Grande Recife, os prefeitos serão empossados no meio ou no final da tarde. As exceções ficam por conta das solenidades agendadadas pelos eleitos Vado da Farmácia (PSB), no Cabo de Santo Agostinho, e Carlos Santana (PSDB), em Ipojuca. Este último afirmou que não teve muita escolha, já que no dia 1º de janeiro se comemora o dia do padroeiro da cidade, Santo Cristo. Assim, o dia é dedicado às festividades e homenagens ao santo, restando ao prefeito encaixar um horário que não interfira na tradição local. Por isso o ato será às 9h.
A maior parte dos prefeitos prefere seguir apenas os trâmites formais, sem fazer festas. Principalmente este ano, com a crise nas cidades provocada pela queda no repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Mesmo assim, em Igarassu, o prefeito eleito, Mário Ricardo, pretende fazer uma posse incrementada, com apresentações de maracatu e shows com artistas locais.
Fonte: JC

Postar um comentário

0 Comentários