Representantes da sociedade civil no Comitê Gestor da Internet lançam blog

Os representates da sociedade civil no Comitê Gestor da Internet (CGI.br) lançaram o blog 3º Setor CGI.br. O veículo tem a missão de abrir um espaço público de discussão sobre governança da Internet e toda a sua variedade de temas e questões, aproximando os representantes e os cidadãos interessados no debate do desenvolvimento, da administração e do uso da Internet no Brasil.
Segundo o próprio blog, o veículo deverá funcionar como um canal de comunicação entre organizações, ativistas e usuários. As contribuições a serem publicadas no 3º Setor CGI.br não virão apenas dos conselheiros, mas de todos os que acompanham o Comitê e se engajam nas lutas da comunidade digital.
O blog é lançado em um momento chave para o país. O Marco Civil da Internet – cujo texto original foi considerado uma das legislações mais avançadas do mundo para o campo digital – está sob o risco e pode ser aprovado sem a garantia da neutralidade da rede,0 princípio fundamental para assegurar uma Internet livre e democrática.
A aprovação do Marco Civil com um texto que defenda os interesses da sociedade sofre pressão do forte lobby exercido pela indústria de telecomunicações e por setores conservadores, tendo sido adiada por diversas vezes. A polêmica em relação ao princípio da neutralidade da rede, inclusive, diz respeito ao próprio CGI.br: os lobistas não aceitam que a regulamentação do ponto passe pela entidade multissetorial e criada justamente para trabalhar as questões relativas à governança da Internet.
Fonte: Barão de Itararé

Postar um comentário

0 Comentários