Assessor de imprensa x repórter: os dois lados da moeda POR LUCIANA CESETTI

De um lado, um profissional de comunicação que trabalha sugestões de pauta para possíveis publicações em espaços editoriais, do outro, o repórter que tem a cara da notícia e passa boa parte do seu dia apurando, buscando informações relevantes, entrevistando fontes e, claro, fazendo contato com assessorias de imprensa e atendendo assessores.
A cada dia surgem novas definições sobre o perfil e a real função do jornalista, seja para quem está escolhendo uma profissão ou simplesmente para profissionais que buscam atualização no campo de trabalho. Porém, é importante lembrar que, apesar de existir um padrão no exercício da profissão, cada redação, agência de comunicação ou segmento do Jornalismo possui suas particularidades, formas e métodos diferentes de trabalhar.
O trabalho do repórter de revista ou de jornais se diferencia do trabalho de jornalistas que lidam com assessoria de imprensa. Esta diferença pode confundir pessoas que precisam saber mais sobre a profissão.
Com o mercado de trabalho cada vez mais exigente, empresas procuram por jornalistas, sejam eles iniciantes ou formados, com requisitos básicos: talento, habilidade, conhecimento e facilidade na apuração, seja para assessoria de imprensa ou produção de conteúdo. O talento vem de cada um, a habilidade é lapidada com o tempo de experiência e o conhecimento deve ser buscado todos os dias, começando por se criar o hábito da leitura. Escrever, entrevistar, comunicar, se manter atualizado, ser ético, ter senso crítico e dominar a língua portuguesa são também algumas das importantes funções de um jornalista. São estas e outras características que irão contribuir para a capacitação de um bom profissional da área, seja em redação ou assessoria de imprensa.
O repórter diário, de jornais, revistas ou portais, é o profissional da notícia. Deve ter iniciativa, perfil dinâmico e capacidade de expressão para lidar com qualquer assunto, além, é claro, da curiosidade e poder de questionamento para ir fundo na apuração. Tem a função de investigar com precisão e informar tanto os fatos do cotidiano, como assuntos frios do interesse coletivo. O repórter redige a notícia após a adaptação das informações da reportagens e entrevistas que teve acesso, utiliza a linguagem de acordo com o público que o veículo se destina e se mantém constantemente atualizado no assunto que escreve. Dominar a língua portuguesa, as técnicas de redação e ler jornais e revistas do segmento são fatores essenciais para exercer a atividade de repórter.
Já o assessor de imprensa é o jornalista ou relações públicas que vive do planejamento diário, da estratégia de comunicação e da divulgação de determinada empresa ou profissional liberal. É uma ferramenta da comunicação para a área corporativa, já que tem a função de divulgar atividades relacionadas aos seus clientes, que podem ser marcas/empresas/entidades, personalidades, prestadores de serviços, etc. O trabalho do assessor de imprensa se difere das atividades do repórter, pois sua fonte é seu cliente e tem por objetivo conquistar de forma editorial (com notas, press releases) os veículos de comunicação sem apelo comercial. O assessor de imprensa potencializa o nome do cliente e é, muitas vezes, a “chave do tesouro” para o repórter, que busca fontes e informações sobre determinados assuntos. Além de cuidar da imagem do cliente, a assessoria de imprensa também é a responsável por colaborar com o trabalho do repórter, facilitando o acesso entre o interesse do jornalista e da imprensa.
As relações entre o repórter e assessor de imprensa são complementares, já que o repórter busca a fonte e apura as informações e o assessor mantém o relacionamento entre o entrevistado e o repórter, para que os dois lados saiam vitoriosos com notícia e sua publicação. Ambas as funções têm características em comum, como a capacidade de improviso, criatividade, iniciativa e sociabilidade. Estes fatores são importantes para exercer qualquer papel dentro do jornalismo e estabelecer relações saudáveis nas atividades do dia a dia. Repórteres e assessores de imprensa são os grandes responsáveis pelas notícias que chegam até nós, a eles devemos nosso muito obrigado pela comunicação diária!

*Luciana Cesetti é jornalista e assessora de imprensa da Agência Contatto, especializada em Assessoria de Imprensa e Produção de Conteúdo online e Offline.

Postar um comentário

0 Comentários