ENERGIA FICARÁ MAIS CARA

Por Fábio Amato - G1 Brasilia
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira (15) reajuste nas contas de luz de consumidores do Ceará, Sergipe, Rio Grande do Norte e Bahia.
No Sergipe, o reajuste médio foi de 11,85% para as contas de luz dos consumidores atendidos pela distribuidora Energisa Sergipe. O reajuste começa a valer em 22 de abril. Para clientes residenciais, a alta vai ser de 12,17%.
Também nesta terça, foi aprovado aumento médio de 12,75% para tarifa da Cosern, no RN,  de 16,77% no Ceará e de 15,35% para as contas de luz dos consumidores atendidos pela Coelba, distribuidora que atende a 5,4 milhões de unidades na Bahia.
Uma das razões para esses aumentos na tarifa está na queda do nível de armazenamento de água nos reservatórios das principais hidrelétricas do país em 2014.
Isso levou à necessidade de uso mais intenso de usinas termelétricas, que geram energia mais cara, e a um aumento nos custos das distribuidoras.
Esse índice de reajuste poderia ser maior, mas o governo está adotando medidas para financiar a alta de custos no setor elétrico.

Uma das medidas prevê a injeção de R$ 12,4 bilhões no setor e a postergação, para 2015, de parte do reajuste que poderia afetar as tarifas de energia neste ano.

Postar um comentário

0 Comentários