Renan Filho, Collor e Dilma lidera intenção de votos em Alagoas, diz pesquisa

Pesquisa realizada pelo Instituto Exatta, a pedido do Pajuçara Sistema de Comunicação, divulgada na manhã desta quinta-feira (14), aponta liderança de Renan Filho (PMDB), Fernando Collor (PTB) e Dilma Rousseff (PT) na preferência do eleitorado alagoano para as disputas ao Governo do Estado, Senado Federal e Presidência da República.

No questionamento estimulado, quando o nome dos candidatos é apresentado ao eleitor, Renan Filho aparece com 38%, Benedito de Lira (PP) tem 22%, e os demais candidatos somaram, juntos, 5%. Ao todo, 20% dos entrevistados disseram que não votariam em nenhum dos candidatos e 16% afirmaram estar indecisos.

Em um eventual segundo turno entre Renan e Biu, o peemedebista seria o vitorioso. Filho aparece com 48% e o adversário pepista com 27%. Não votariam em nenhum dos candidatos somaram 16% e indecisos, 10%.

O Instituto Exatta explicou que nos dias em que os questionários foram aplicados aos eleitores, o PSDB ainda não tinha registrado a candidatura do vereador por Palmeira dos Índios Júlio Cezar. Portanto, ele não pontuou nesta pesquisa.

A margem de erro é de 2,83% (para mais ou para menos) e o nível de confiança do levantamento é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral em Alagoas sob o número 0005-2014. Foram ouvidas 1.200 pessoas, entre os dias 02 e 11 de agosto.

Senado
Para o Senado, a pesquisa revelou que Fernando Collor (PTB) lidera a corrida eleitoral, com um total de 39% das intenções de voto. A candidata Heloísa Helena (PSOL) apresentou 32% e Omar Coelho (DEM) teve 2% das intenções. Um total de 14% dos alagoanos entrevistados declararam que não votariam em nenhum dos candidatos e 10% afirmaram que ainda estão indecisos.

Os demais candidatos ao Senado por Alagoas, Coronel Brito (PEN), Eduardo Magalhães (PSDB), Elias Barros (PTC) e Marcos Aguiar (PTN) tiveram 1% das intenções de voto na pesquisa da Exata. Apenas Oldemberg Paranhos (PRTB) não pontuou.

Presidência da República 
Para o cargo de Presidente da República, a pesquisa revelou que Dilma Rousseff (PT) lidera em Alagoas, com 51% das intenções de voto. Eduardo Campos (PSB) teve 16% e Aécio Neves (PSDB), 11%. O candidato Rui Costa (PCO) apresentou 2% das intenções. No total, 9% dos alagoanos entrevistados disseram que não votariam em nenhum candidato e outros 9% estavam indecisos.

Na primeira simulação para 2º turno, Dilma Rousseff venceria as eleições com 57% dos votos, enquanto Aécio Neves teria um total de 26%. 11% dos alagoanos não votariam em nenhum candidato e outros 5% estavam indecisos.

Na segunda simulação, Dilma teria 55% dos votos e Eduardo Campos, 30%. Nesse caso, 5% dos entrevistados declararam que estavam indecisos e outros 10% que não votariam em nenhum dos candidatos apresentados.

Interesse
O levantamento ainda quis saber o nível de interesse do eleitor alagoano para o pleito deste ano. De acordo com os números, 28% dos entrevistados disseram ter pouco interesse e 32%, nenhum interesse, o que somaria 60% do total.

Com Gazeta Web

Postar um comentário

0 Comentários