Será que o pecado de Adão foi ter comido do fruto proibido?

Olá, amigos! Graça e paz de Cristo.
É com enorme prazer que inicio hoje uma série de textos sobre diversos assuntos bíblicos, baseados nas escrituras sagradas. Sem fazer alusão a qualquer tipo de denominação religiosa. Que Deus nos abençoe nesse projeto.
Hoje vamos falar do verdadeiro pecado de Adão. A história de Adão está descrita no livro de Gênesis, capítulos 2 e 3. Todos nós conhecemos sua história, ou pelo menos, já ouvimos falar, no entanto, poucos sabem dizer qual realmente foi o pecado de Adão.
Não vou transcrever todo o relato bíblico dessa história, pois os irmãos podem verificá-la, em completo, na bíblia Sagrada, nos capítulos acima mencionados, vou trazer apenas os versículos que servirão de base para o nosso estudo. 
Para nossa meditação, o que importa é o que está contido nos versículos 16 e 17 de Gênesis, capítulo 2, que traz a seguinte ordenança de Deus para Adão: "E o Senhor Deus lhe deu esta ordem: de toda árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás, porque no dia em que dela comer, certamente morrerás".
Vejam que Deus foi enfático ao afirmar que ele, Adão, jamais poderia comer do fruto da árvore do conhecimento. No início, ele cumpriu essa ordenança e tudo ia bem, inclusive a bíblia nos fala que Adão tinha uma grande comunhão com Deus, ao ponto de o próprio Senhor passear com ele no jardim do Éden, todos os dias (Gn 3. 8-9), que privilégio! Já imaginou Deus caminhando com você, lado a lado, todos os dias num belo jardim. No entanto, a bíblia fala que Adão perdeu tudo isso. 
Será que você sabe o real motivo dele ter perdido essa benção? O que ele fez de tão grave contra Deus? Será que foi mesmo só por que ele comeu o fruto proibido?
Vamos tentar entender. Todos nós crescemos ouvindo dos mais velhos que Adão, por ter comido do fruto proibido, foi expulso do paraíso e perdeu a comunhão que tinha com Deus. Não sei você, mas eu ficava refletindo sobre esse episódio, e me perguntava: como pode, Deus expulsar Adão e consequentemente toda a humanidade do paraíso, só por causa que ele, Adão, comeu um fruto. Então fui em busca de respostas e cheguei a seguinte conclusão, à luz das escrituras: o ato de comer o fruto, foi apenas o caminho tomado por Adão para cometer um pecado muito mais grave do que desobedecer a Deus. Mas que pecado foi esse? Explico!
Para entendermos toda a história temos que ler Gênesis 3. Que traz o seguinte título: A tentação de Eva e a queda do homem. Pois é, tudo começou através de Eva, mulher de Adão. Esse capítulo narra uma conversa que Ela teve com a serpente (que é o próprio Satanás, disfarçado). A conversa está descrita nos versículos de 1-6, da seguinte forma: "Ora, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o Senhor Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim? E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos, mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais. Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis. Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal. E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela.
Se observarmos atentamente, veremos que a serpente fez brotar no coração da mulher o desejo de ser igual a Deus, (versículo 5).
A bíblia não fala quais os argumentos utilizados por Eva para convencer Adão de que comer o fruto da árvore do conhecimento seria a melhor escolha, pois não mais eles iriam depender de Deus, pois seriam iguais a Ele. No entanto, ela deve ter usado os mesmos argumentos que a serpente usou para convencê-la. O fato é que os dois desejaram em seus corações serem iguais a Deus e, por isso, comeram do fruto da árvore do conhecimento.
Essa rebelião contra Deus, trouxe várias conseqüências danosas para toda humanidade, dentre elas, a perda da comunhão com Deus, a expulsão do paraíso, a debilidade do corpo e consequentemente a morte física, pois o salário do pecado é a morte (Rm 6.23).
Portanto, maior pecado de Adão, pecado de morte, foi ter desejado em seu coração ser igual a Deus. Através dessa história, aprendemos as seguintes lições:
a) Deus quer que sejamos totalmente dependentes Dele. 
b) Só existem dois caminhos, e temos que escolher um deles: ou seguimos aquilo que Deus preparou para nós, ou seguimos os desejos pecaminosos de nossos corações, caminho esse que nos levará à morte. 
c) A serpente (nosso inimigo) vai fazer de tudo para nos desviar do projeto que Deus tem para nossas
vidas, inclusive, vai oferecer, todos os dias, coisas que aos nossos olhos parecem ser boas, mas o fim é caminho de morte.
Que Deus nos abençoe e nos guarde do homem mau. Amém! Até o próximo texto. Um grande abraço.
"O homem pune a si mesmo ao transgredir a lei de Deus" 
(autor desconhecido).
BLOG DO LEITOR DO PORTAL 7 SEGUNDOS

Postar um comentário

0 Comentários