CHUVAS EM ALAGOAS JÁ COMEÇAM A CAUSAR PREJUIZOS

A rede de monitoramento da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) tranquilizou nesta terça-feira a população alagoana sobre as fortes chuvas caídas no Estado desde o último sábado.
Segundo o coordenador Estadual de Defesa Civil de Alagoas, coronel Edvaldo Nunes, a previsão é de que a chuva diminua nos próximas dias.
A Cedec já mobilizou uma equipe para apoio aos municípios da Bacia do Rio Mundaú, mas já adiantou que a frente fria que atinge o Estado deve cessar já nesta terça-feira, diminuindo as chuvas.
"A previsão é de diminuição da quantidade de chuvas nesta terça-feira e de que nesta quarta essa frente fria tenha passado", explicou o Nunes, que aproveitou para alertar sobre a importância do trabalho realizado pela Cedec junto aos municípios, na conscientização da população em não ocupar as áreas de riscos, evitando assim, maiores danos às comunidades.
Desde domingo, acrescenta Nunes, a Cedec tem recebido alertas acerca dos municípios de São Luiz do Quitunde, São José da Laje, Paripueira, Maceió, União dos Palmares, Branquinha, entre outros. Mas
até o momento o órgão não obteve nenhuma informação de transbordo de rios em Alagoas. Em Maceió, foi registrado apenas um caso de deslizamento, sem vítimas e solucionado com tranquilidade.
A orientação é para que as pessoas residentes em áreas próximas aos rios fiquem atentas ao nível dos mesmos, e, em caso de urgência, saiam de suas residências e avisem sua coordenadoria municipal, ou ligue para o Centro de Gerenciamento de Riscos e Desastres da Cedec através do telefone (82) 3315-2843, disponível 24 horas.
Alerta
Já a Sala de Monitoramento Hidrometeorológico da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) emitiu alertas para as Bacias dos Rios Mundaú e Paraíba devido às chuvas que caem em Alagoas desde sábado. De acordo com o diretor de Meteorologias da Semarh, Gino Oliveira, todos os rios estão com níveis elevados, mas, em sua maior parte, permanecem dentro da calha.
"Após o município de União dos Palmares, identificamos alguns pontos de transbordamento, porém não há relatos de inundação em nenhum dos rios monitorados", afirma Oliveira.
A Semarh trabalha em parceria com a Defesa Civil Estadual e as Coordenações Municipais de Defesa Civil (Comdecs), que já estão sob alerta e mobilizadas nas regiões mais afetadas pela chuva.
Frente Fria
A Diretoria de Meteorologia da Semarh informa que as chuvas estão sendo causadas por uma frente fria que está estacionada na costa do Nordeste brasileiro. O metereologista Vinícius Pinho garante que o fenômeno é comum, mas é atípico para a época em Alagoas.
"É uma chuva que seria comum durante o nosso inverno, mas está chegando no começo da primavera. Alguns municípios já apresentam o dobro de chuva da média esperada para o mês inteiro", informa Pinto, que trabalha na Sala de Alerta.
Nas últimas 72 horas, o município de Rio Largo registrou 185mm de chuvas; Atalaia 161mm e Capela chegou a 204mm. Com índices acima de 100mm, a região da Zona da Mata tem a média histórica de 45.4mm de chuvas para o mês de outubro. No entanto, Pinho informa que a frente fria já está perdendo força e as chuvas devem diminuir a partir desta quarta-feira (8). Na quinta-feira (9), apenas chuvas isoladas são esperadas para o Litoral e Zona da Mata. 

Postar um comentário

5 Comentários

  1. Claudio manda essa chuva pra cá kkkk tamos precisando Carapicuiba sp

    ResponderExcluir
  2. claudio manda essa chuva para cá estamos precisando e muito kkkkkkk "" Agnaldo França " carapicuiba sp

    ResponderExcluir
  3. nossa estamos precisando dessa chuva aqui em carapicuiba sp ""' agnaldo "" carapicuiba sp

    ResponderExcluir
  4. nossa estamos precisando dessa chuva aqui em carapicuiba sp ""' agnaldo "" carapicuiba sp

    ResponderExcluir
  5. Claudio manda essa chuva pra cá kkkk tamos precisando Carapicuiba sp

    ResponderExcluir

"Os comentários publicados nas matérias não representam a opinião do Blog do Poeta, sendo a responsabilidade inteiramente de seus autores."