ADVOGADO RENATO CURVELO HOMENAGEIA DR. MARCELO CABRAL - JUIZ DE DIREITO DE BOM CONSELHO

Renato Curvelo
na Tribuna da Câmara
EXCELENTÍSSIMO SENHOR PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE BOM CONSELHO
EXCELENTÍSSIMOS SENHORES VEREADORES E SENHORAS VEREADORAS DESTA ILUSTRE CASA DE LEIS
EXCELENTÍSSIMO SENHOR PREFEITO DO MUNICÍPIO DE BOM CONSELHO
SENHORES E SENHORAS AGRACIADOS
SENHORES E SENHORAS AUTORIDADES
SENHORES E SENHORAS CONVIDADOS AQUI PRESENTES
EXCELENTÍSSIMO SENHOR JUIZ DE DIREITO DA COMARCA DE BOM CONSELHO DOUTOR MARCELO MARQUES CABRAL
“O homem ao morrer ficará reconhecido por seus feitos”.
Quando o Excelentíssimo Senhor Vereador Gilmar Rodrigues acatou nossa indicação para que Vossa Excelência, justa e honrosamente, recebesse o título de CIDADÃO HONORÁRIO DE BOM CONSELHO, apesar da amizade e da admiração profissional, não o fiz na qualidade de amigo ou Advogado, o fiz na qualidade de cidadão, nutrido pelo sentimento de um bomconselhense grato pela forma e pela maneira com que o senhor exerce a nobre e árdua função de Juiz desta comarca.
O referido título torna-se um reconhecimento pela maneira proba, retilínea, competente, ágil e acessível com que vossa excelência, no dia a dia, sem hora, exerce a Magistratura em benefício da sociedade.
Poderia ter sugerido o título baseado na amizade nutrida de uma pessoa simples, leal, solidaria e humana, mas não o fiz.
Poderia também ter sugerido o título motivado pela consideração, pelo respeito e pela atenção que Vossa Excelência teve para conosco, profissionais da advocacia. Vossa Excelência, como nunca, demonstrou conhecer e exercer a igualdade entre Juízes, Advogados e Promotores, bem como deixou destacado em suas ações e decisões SER O ADVOGADO ESSENCIAL E INDISPENSÁVEL À JUSTIÇA. Como operadores do direito poderemos até um dia discordar de suas mãos na aplicação do direito, mas nunca temeremos o direito em suas mãos. Fica a nós, aos que lhe sucederem e aos que o conhecerem, o exemplo de Magistrado onde no processo não existe “a parte”, mas sim onde toda e qualquer parte será apenas parte, não havendo distinção ou preferência.
Além de tudo já dito, o maior sentimento que nos envaidece da concessão de tal honraria, o temos na condição de povo, de gente, de filho da terra, de cidadão, de bomconselhense. É como sociedade que pudemos sentir, e ainda estamos sentindo, as realizações feitas por Vossa Excelência na efetivação da prestação jurisdicional, na sensibilidade de um julgador que transforma vidas, alinha destinos, supre necessidades e faz da crença uma realidade para o verdadeiro ideal e sentido de JUSTIÇA.
Somo e seremos gratos pela transformação positiva, social e jurídica, em nossa sociedade; pela condução sóbria, firme e justa do poder judiciário local tão importante e essencial nas vidas dos cidadãos bomconselhenses.
Essas palavras escritas por mim não são apenas minhas, mas traduzem o sentimento de todos os Advogados e Advogadas, homens e mulheres que puderam trabalhar com Vossa Excelência e mais ainda dos cidadãos e cidadãs dessa maravilhosa terra de Papacaça.
É um prazer tê-lo como amigo, um privilégio tê-lo como magistrado e felicidade maior ainda agora tê-lo como conterrâneo e cidadão bomconselhense.
Muito obrigado.
Renato Vasconcelos Curvelo - ADVOGADO

Postar um comentário

0 Comentários