VAMOS VOLTAR AO PACTO COLONIAL EM PLENO SÉCULO XXI?


Na Inglaterra, o processo de Revolução Industrial teve início em meados do século XVIII, espalhando-se pela Europa neste mesmo período. O Brasil nesta época era colônia de Portugal e sofria os efeitos do Pacto Colonial imposto pela coroa portuguesa. Neste contexto, não era permitida abertura de indústrias no Brasil, cabendo aos colonos comprar os produtos manufaturados de Portugal.
Portanto, o modo de produzir gerado pela Revolução Industrial começou a se desenvolver, de forma significativa, em nosso país somente no final do século XIX e começo do século XX. 
Foram os ricos cafeicultores de São Paulo, com capital de sobra originário das exportações de café, que começaram a investir no setor industrial.
Nesta fase, as principais atividades industriais era a de produção de tecidos e de processamento de alimentos. Estas indústrias eram de pequeno e médio porte, tocadas pela burguesia industrial que estava em plena ascensão. Concentravam-se, principalmente, nos centros urbanos dos estados da região Sudeste, sendo que a cidade de São Paulo era o grande polo industrial.

Você Sabia?
Irineu Evangelista de Souza, o Barão de Mauá, foi um dos pioneiros da industrialização do Brasil. É considerado o primeiro grande industrial brasileiro, sendo o responsável pela primeira fundição de ferro, primeira ferrovia e primeiro estaleiro do Brasil.

PERGUNTA-SE: Diante do que nós brasileiros estamos passando, vamos voltar a época da Coroa Portuguesa? Diferentemente do fez o Barão de Mauá, a presidenta Dilma está se comportando como se a soberania do povo brasileiro não fosse superior ao Pacto Colonial ocorrido no século XVIII.
Quer dizer, que estão querendo acabar com a maneira de gerar emprego e renda no período da Revolução Industrial ocorrida há três seculos atrás?

Postar um comentário

0 Comentários