CRÔNICA DA NOITE: OS PARNASIANISTAS DO PODER

por Cláudio André O Poeta
O Parnasianismo é uma escola literária que surgiu na França em meados do século XIX, que tinha como objetivo a criação de "poesias perfeitas", valorizando a forma e a linguagem culta, e criticando o sentimentalismo do Romantismo.
Trazendo para nossa realidade, nua e crua, vivemos no meio dos parnasianistas do poder, onde estão mais preocupados com o "manter-se no poder", do que propriamente vivenciar a essência do bem comum.
Na política nem tudo rima, nem tudo tem a mesma sintonia ou tem as mesmas notas de uma sinfonia. A nossa realidade não é uma das melhores, porém, em pleno século XXI, ainda encontramos muita gente vivendo o puro parnasianismo, onde a beleza fala mais alto, onde "as migalhas" do poder provocam um desgaste desnecessário.
O Parnasianismo Brasileiro não seguiu a risca todas as características encontradas no Parnasianismo Francês, porém, há coisas boas que ainda não conseguiu enxergar o milagre do que é mais sublime. 
Na política você é o que tem, e não o que você é, ou seja, graças ao ego incomum daqueles que pleiteiam uma das vagas no espaço político bonconselhense. No período do Parnasianismo, os melhores poetas eram aqueles que escreviam não pela essência, mas, por arrumadinhos fajutos, onde as aparências serviam mais que o próprio conteúdo.
O que podemos tirar de proveito nisso tudo? Simples, nunca deixarmos que a razão seja inferior ao ilusionismo do próprio ego. Não queira ser um parnasianista por excelência ou por convicção, seja apenas uma pessoa inteligente, deixando  que o primordial seja o mais importante na sua vida em vez de acreditar em realismo do mais bonito ou do mais elegante. Pense bem!

Postar um comentário

0 Comentários