VIAJANDO PELO SERTÃO DE PERNAMBUCO: CONHECENDO AS PEDRAS DO REINO ENCANTADO

Mais um sonho realizado. Fomos conhecer uma das sete maravilhas de Pernambuco, a Pedra do Reino Encantado. Lugar onde a natureza caprichou e deixou seus encantos naturais. Uma viagem de quase 500 Km, porém, foi uma sensação de liberdade e pudemos estar num lugar que mesmo com obstáculos para se chegar, tem seus significados e suas verdades.
Ao chegar em São José do Belmonte, sertão do estado de Pernambuco, a reportagem do Blog do Poeta, entrevistou o senhor Clênio Novaes, irmão do proprietário e idealizador do Castelo Reino Encantado, Clécio Novaes. A reportagem completa você assistirá através da TV WEB do Poeta.
Meu filho Cláudio Igor, esteve fotografando e filmando esse tour pelo sertão pernambucano. As cidades de Flores e São José do Belmonte, foram os lugares de parada. Em frente ao castelo, anjos, cavalaria, enfim, toda uma história sendo contada através de personagens.
Outro parceiro nessa viagem, foi o blogueiro da cidade de Flores, Cosmo Queiroz, que também foi conhecer a Pedra do Reino Encantado. Debaixo de um sol escaldante, acima de 35 graus, pudemos estar num lugar onde o silêncio e a cultura se confundem com o realismo histórico de toda uma época.
Há quase dez anos, um castelo que foi idealizado pelo irmão do senhor Clênio Novaes, ainda permanece em fase de construção. São três andares. O Castelo Reino Encantado tem uma biblioteca doada pelo escritor Ariano Suassuna, um acervo de mais de 5 mil fotos de pessoas que fazem parte da história de São José Belmonte, um cenário cultural da época do anos 30.
Em frente ao Castelo Reino Encantado, anjos recepcionam todos que visitam esse ponto cultural. Fizemos uma self com o blogueiro Cosmo Queiroz e o meu filho Cláudio Igor. Valeu apena andar 500 Km. Valeu apena o tour pelo sertão do Estado.
O Castelo Reino Encantado, localizado no coração de São José do Belmonte, tem cenários que ilustram o que tinha nas cidades na década de 30. Uma viagem ao passado. Uma aula de cultura. Um lugar que é convidativo e faz a gente não querer sair mais. Afinal, estivemos no lugar que foi o berço do cangaceiro, Virgulino Ferreira, o Lampião.
Na TV WEB do Poeta, você saberá um pouco mais dessa viagem cultural. Conhecer o Castelo Reino Encantado que fica no centro da cidade de São José de Belmonte, andar mais 40 Km do centro da cidade e percorrer por uma vegetação de caatinga e se deparar com uma beleza natural, como são as Pedras do Reino, compensa qualquer sacrifício.
Segundo a lenda, os anjos eram os protetores dos vaqueiros naquela época. Pois, de cinco, um apenas sobrevivia na realidade da seca que massacrou o sertanejo na década de 30. Se hoje o vaqueiro tem salário, naquele tempo tinha sorte, disse o senhor Clênio Novaes, quando foi entrevistado pela reportagem do Blog do Poeta. Acompanhado do meu filho, Cláudio Igor, aprendemos a valorizar as coisas mais simples e ver que o sertanejo foi mais de que um guerreiro, um sobrevivente do tempo.

Postar um comentário

0 Comentários