PRA FICAR A MESMA PATOTINHA, CÂMARA FEDERAL REJEITA PROPOSTA DE REFORMA POLÍTICA

A Câmara dos Deputados rejeitou nesta terça-feira (19) a proposta que transformava o atual sistema eleitoral no “Distritão” em 2018 e no “distrital misto”, em 2022. 
A mudança valeria para escolha de deputados e vereadores. O sistema atual é o proporcional, no qual o eleitor vota no candidato ou no partido – cada legenda pode se juntar a outras, formando coligações. As vagas são distribuídas após um cálculo com base nos votos. 
São eleitos os mais votados das coligações ou partidos. Pelo “Distritão”, cada cidade ou estado passaria a ser considerado um distrito e seriam eleitos os candidatos a vereador e a deputado que recebessem mais votos. 
Após meses de negociações, o texto foi colocado em votação no plenário nesta terça mesmo sem consenso entre as legendas. Na semana passada, a proposta chegou a ser discutida, mas a sessão foi encerrada já na madrugada por falta de quórum. 
Os líderes partidários da Câmara decidiram nesta terça colocar o texto em votação novamente, mesmo sem consenso, com o objetivo de encerrar as discussões sobre o tema fosse com a aprovação ou rejeição da proposta. 
A proposta teve o apoio de PMDB, PP, PTdoB, PSDB, PSD, DEM, Pode e SD. Partidos como PT, PR, PSB, PRB, PDT, PTB, PROS, PSL, PCdoB, PPS, PHS, PV, PSOL e PEN orientaram as bancadas a votar contra o texto.
do G1

Postar um comentário

0 Comentários