O GUERREIRO VALFRIDO CURVELO por Alexandre Tenório

Dr. Walfrido Curvelo foi o maior médico veterinário que nossa cidade já teve, sabia como ninguém os males dos animais, isto numa época em que o diagnostico era feito sem exames laboratoriais ou de imagem. 
No início estava em toda fazenda que era chamado, com o tempo não precisava ir ver o animal apenas diziam os sintomas e ele receitava e dava tudo certo.

Além de veterinário era um grande pecuarista, sempre trouxe novas técnicas de plantio e de manuseio de animais. Posso dizer que ele era um entusiasta da pecuária, a sua morte deixa órfãs todos os que fazem agropecuária em nossa cidade. Ele introduziu o plantio de milheto e sogro, bem como o plantio da palma densada em nosso município.

Era um grande entusiasta da inseminação artificial, foi o responsável pela a ida de vários pecuaristas de nossa cidade para a Alemanha para trazer de lá o gado leiteiro PARDO SUIÇO. Porém o seu maior trabalho foi sem dúvida a erradicação da FEBRE AFTOSA em nosso município.

Foi Walfrido um dos responsáveis pela vinda da perdigão em nossa cidade, trouxe cursos para o aproveitamento da palma na culinária, fez parte do Lions Club, era Rotariano sendo um dos seus fundadores. Quero dizer que a história de Walfrido Curvelo se confunde com a história da nossa sociedade e da nossa pecuária.

Walfrido foi um grande boêmio, fez grandes farras, ia buscar Pedrinho com seu violão e ai tinha hora para começar mais não tinha hora para terminar. Quando morou na Rua Joaquim Nabuco era um dos responsáveis pela animação da rua, os carnavais, as festas juninas e de final de ano - a animação era total, com Zé barros (inmemoria), Prof. Geraldo Guedes, Tonho Angelino, Zé Felix, Geraldo Lira, Dr. Daniel Brasileiro, Alexandre Tenório...


Infelizmente o nosso amigo tinha um inimigo morando com ele, o danado do cigarro, que levou seu irmão Docinho e agora ele, todos os familiares e amigos fizeram tudo para ele para o cigarro e ele resistiu a tudo e todos e o vício acabou levando-o mais cedo. Ele vai fazer uma falta danada na nossa sociedade. 

Postar um comentário

0 Comentários