NOTA DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE BOM CONSELHO - CLÁUDIO ANDRÉ O POETA

Publicidade

test banner

Ultimas!

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

NOTA DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE BOM CONSELHO


A Secretaria Municipal de Saúde de Bom Conselho, em parceria com o Instituto do Câncer Infantil do Agreste - ICIA (Caruaru), convida a comunidade médica, de enfermeiros e profissionais de saúde, para participar de um treinamento sobre os sinais e sintomas e os cuidados gerais do câncer infantil, a se realizar  no próximo dia 21 de fevereiro, terça-feira, na Câmara Municipal de Vereadores, a partir das 09 h da manhã.

De acordo com o INCA, o câncer infantil corresponde a um grupo de várias doenças que têm em comum a proliferação descontrolada de células anormais e que pode ocorrer em qualquer local do organismo. Os tumores mais frequentes na infância e na adolescência são as leucemias (que afetam o sangue), os do sistema nervoso central e linfomas (sistema linfático). Assim como em países desenvolvidos, no Brasil, o câncer já representa a primeira causa de morte (8% do total) por doença entre crianças e adolescentes de 1 a 19 anos.

Estima-se que ocorrerão cerca de 12.600 casos novos de câncer em crianças e adolescentes no Brasil no ano de 2017. As regiões Sudeste e Nordeste apresentarão os maiores números de casos novos, 6.050 e 2.750, respectivamente, seguidas pelas regiões Sul (1.320), Centro-Oeste (1.270) e Norte (1.210).

Nas últimas quatro décadas, o progresso no tratamento do câncer na infância e na adolescência foi extremamente significativo. Hoje, em torno de 80% das crianças e adolescentes acometidos de câncer podem ser curados, se diagnosticados precocemente e tratados em centros especializados. A maioria deles terá boa qualidade de vida após o tratamento adequado. 

Pensando nesses índices cada vez mais altos de morbidade entre nossos jovens e infantes acometidos pelo câncer, convidamos a comunidade acadêmica e de profissionais de saúde para participar do treinamento, que será de muita importância para a formação e a capacitação de todos. Vamos nos engajar nessa campanha de prevenção e combate ao câncer infantil, que é uma ação muito importante para todos.
NOTA ENVIADA POR Tacio Matias, 
Enfermeiro da Atenção Básica.  

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE