COLUNA ENSAIO GERAL por Alexandre Tenório


                              ANÁLISE FINAL DO CARNAVAL 2017
          XIPÊ – Esta de parabéns a TURMA DO XIPÊ, pela a ousadia de ter voltado a brincar o nosso carnaval. Para ser o primeiro carnaval depois de quase 30 anos ausente, foi total sucesso. No próximo ano tenho certeza que vai ser muito melhor.
          CARNAVAL DO BECO – Esta tradicional prévia do nosso carnaval, onde revivemos os grandes bailes do CLUBE DOS 30, este ano teve uma pequena queda na quantidade de foliões, um dos motivos foi à volta do XIPÊ, que sendo no mesmo dia que o CARNAVAL DO BECO, deixou muitos foliões sem condições de participarem das duas festas. É necessário que haja uma reformulação no CARNAVAL DO BECO, temos que trazer no próximo carnaval a juventude, que este ano ficou ausente. Estou pronto para sentar com os organizadores do CARNAVAL DO BECO para vermos como vamos dinamizar o carnaval no próximo ano.
          CARNAVAL DE ZÉ PULUCA – Foi prejudicado por uma disputa política entre o organizador do bloco e a prefeitura. Porém as falhas que houve no ano passado foram solucionadas, dou como exemplo a volta para a sua origem no pátio da igreja de São Sebastião e o aumento da quantidade de músicos com isto a animação foi maior. Quero pedir tanto ao organizador do bloco como a prefeitura que sentem e conversem e deixem a política de lado, e vamos dinamizar esta importante festa de nossa cidade, e espero realmente que a política não intervenha negativamente no próximo carnaval.
          BLOCO DAS VIRGENS – Este anárquico bloco, já se consolidou no nosso carnaval, é sem sombra de dúvida o que tem a maior quantidade pessoas acompanhando. O que falta para melhorar ainda mais é a melhora na qualidade das músicas, tem de ter além da tradicional música pauleira, frevo e samba. É necessário que haja no próximo ano concurso para escolher a virgem mais original, a virgem mais nova, a virgem mais velha, a virgem mais colorida e assim por diante.
          AS CAVEIRAS E O FUSCÃO PRETO – É com muita felicidade que recebi a notícia que estes dois tradicionais blocos do nosso carnaval estavam voltando depois de um longo período inativo, e foi muito bom que eles se juntassem ao CARNAVAL DE ZÉ PULUCA e abrilhantassem muito mais esta grande prévia.
          O CARNAVAL DA PREFEITURA – Quero parabenizar ao prefeito Danilo Godoy e a diretora de cultura Laura Ferro, pela a iniciativa de voltarem com o nosso carnaval depois de quatro anos de ausência. Porém algumas coisas devem ser mudadas, como por exemplo:
- O local tem de ser na Praça Dom Pedro II, esta é condição fundamental para um grande carnaval.
- Tem de ser anunciando que vai ter carnaval no início do ano, mesmo que não tenham fechado a grade de programação, porém as pessoas devem saber que vai ter CARNAVAL. Para isto é necessário que haja uma reunião já em outubro com todos os interessados como blocos, barraqueiros e prefeitura, para o planejamento do carnaval. Tenho certeza que com determinação e vontade o governo “cuidando da nossa gente” vai fazer renascer o nosso carnaval.
          Os demais blocos como - GINGA SAMBA, TOU A TOA, OS SOMBREIROS... Que saem durante o carnaval são uns gigantes, que resistem a tudo e a todos. Estes blocos serão muito beneficiados com a volta do nosso carnaval.

          EM 2018 ESPERAMOS TER A VOLTA DEFINITIVA DO NOSSO CARNAVAL NA PRAÇA DOM PEDRO II, ASSIM ESPERO.

*Alexandre Tenório - Escritor e Historiador

Postar um comentário

0 Comentários