CIDADE DE TEREZINHA COMPLETA 53 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA NESSA QUINTA-FEIRA - CLÁUDIO ANDRÉ O POETA

Publicidade

test banner

Ultimas!

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

quinta-feira, 13 de abril de 2017

CIDADE DE TEREZINHA COMPLETA 53 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA NESSA QUINTA-FEIRA

Terezinha,"Pequena e Preciosa" 53 anos de instalação do município.  Com o propósito de organizar um povoado, o senhor Abílio Alves de Miranda, por volta do ano de 1933, construir uma mercearia no Sítio denominado Limeira, em terras do sr. Agostinho Ferreira Cavalcante.
Terezinha teve as seguintes denominações: Sítio Limeira, Rua Nova, Vila de Santa Terezinha e atualmente Terezinha 
Formação Administrativa:Distrito criado com a denominação de Terezinha, pela municipal nº 16, de 26-02-1948, subordinado ao município de Bom Conselho. Confirmado pela lei estadual nº 421. de 31-12-1948.
Em divisão territorial datada de I-VI-1955, o distrito de Terezinha  figura no município de Bom Conselho.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de I-VI-1960.Elevado à categoria de município com a denominação de Terezinha, pela lei estadual nº 4958, de 20-12-1963, desmembrado de Bom Conselho. Sede no atual distrito de Terezinha ex-povoado. Constituído do distrito sede. Instalado em 13-04-1964.Em divisão territorial datada de 31-XII-1968, o município é constituído do distrito sede.
Primeiro prefeito: Adauto Gomes 
Atual prefeito: Matheus Martins
Nos primeiros anos da povoação Mons. Dâmaso evangelizava a região, no entanto devido a grande extensão territorial da pároquia de Papacaça, que correspondia, as paroquias de Saloá e parte da região de Lagoa do Ouro e Iati, além das atuais paroquias de Santa Isabel(Distrito de Rainha Isabel e Lagoa de São José)  e da pároquia de JMJ, O Mons. solicita ao Bispo Emérito de Oeiras -PI, D.Joaquim Gabriel, residente no CNSBC, que ficou responsavel pela pastoral em "Rua Nova"(Terezinha). 
Foi elevada à Paróquia de Santa Teresinha e dos Santos Luís e Zélia em 02/01/2012 ,a matriz encontra-se em reforma.
Pároco atual: Pe. Marcos Antônio Silva Serafim
por professor Vitor/BC

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE