VISITAR A MINA BREJUÍ EM CURRAIS NOVOS É TER UMA AULA DE MINERAÇÃO AO AR LIVRE

No meu tour pela zona rural de Currais Novos, fui conhecer a Mina Brejuí, que está em atividade há 82 anos e tem previsão para mais 20 de exploração. Dentro dos Geossítios do sertão do Seridó, a mina serve como ponto de visitação, onde tem um museu que conta toda a história da mineração.
Há 06 andares para baixo e 08 andares para cima, estive conhecendo como funciona a retirada da pedra schelita que usada para a fabricação de armamento que é exportada para a China. Por uma questão de segurança, entramos 30 metros a dentro da mina. Uma sensação indescritível!


Localizada no município de Currais Novos, na região do Semiárido do Seridó Norte-rio-grandense, a Mineração Tomaz Salustino (Mina Brejuí) é considerada a maior mineração de Scheelita da América do Sul. O referido minério teve um papel de grande relevância histórica para a mineração do estado e do país. Descoberto ao acaso, quando o vaqueiro José Dias aboiava na propriedade do Desembargador Tomaz Salustino
A amostra de rocha brilhante foi entregue ao proprietário das terras que posteriormente a enviou para análise no Rio de janeiro em meados de 1943 e depois de algum tempo obteve o resultado da mesma, confirmando que era minério de Scheelita (do qual se extraia o Tungstênio), metal que estava sendo amplamente usado nas indústrias metalúrgicas.

Postar um comentário

0 Comentários