A PEDRA DA TARTARUGA É UMA GEOFORMA ENCONTRADA NO SOLO DA SERRA DO 42 NO SERTÃO DA BAHIA

A cada trilha que faço, tenho observado as geoformas das pedras nas regiões rochosas dos sertões que percorri. A Pedra da Tartaruga está cravada na Serra do 42, no Sítio Circo Velho, zona rural de Santa Brígida-BA, terra de Maria Bonita.

A Serra do 42 tem um paredão rochoso com uma altura superior a 50 metros de altura, local ideal para a prática de rapel.

Mesmo encontrando uma vegetação de caatinga, onde lá locais literalmente secos, o cajueiro mostra sua beleza com uma cor verdeada superando as altas temperaturas encontradas no sertão baiano.

Aprendi que fazer as coisas mais simples, são as mais prazerosas. Fui flagrado quando registrava belas imagens de cima da Serra Encantada, há 410 metros de altitude a nível do mar. Nesse local a pessoa vive uma verdadeira terapia ocupacional no meio da caatinga.
A Serra do Galeão que teve seu nome registrado erradamente, por que poderia ser a Serra do Gavião, fica nos arredores da cidade de Santa Brígida, onde as rochosas no meio da vegetação de caatinga se misturam e torna um ambiente inesquecível.

A Nascente de Pedra fica no logradouro da cidade de Santa Brígida. Os membros do GAASB fazem um trabalho maravilhoso em prol do meio ambiente, porém, falta o envolvimento da população para que a nascente não pereça.

O topo da Serra do 42 durante o por do sol deixa o paredão rochoso com uma pintura avermelhada, fruto do reflexo dos raios do sol. Nesse ponto, que registrei essa imagem, fica a uma altura de 80 metros. O esforço para chegar a essa parte da serra é compensado pela bela vista panorâmica.

Postar um comentário

0 Comentários