SERRA ENCANTADA: UM PARAÍSO ECOLÓGICO EM PLENO SERTÃO BAIANO

A Serra Encantada tem seus 410 metros de altitude a nível do mar e está localizada no município de Santa Brígida, sertão baiano, terra de Maria Bonita.
Numa aventura logo cedo da manhã subi os 410 metros. O desafio e o esforço para chegar até o cume, não foram maiores que a bela vista panorâmica visualizada de cima.
Ar puro. Vegetação de Caatinga. Vista exuberante. Um verdadeiro encontro com a natureza.
As formações rochosas e uma coloração inigualável... 
Tudo isso encontramos na Serra Encantada.
Cedo da manhã, antes das seis horas, com os amigos trilheiros do GAASB, a caminho do cume da Serra Encantada.
No meio da caatinga encontramos a macambira florida... Uma imagem que tinha que ter um click pelas lentes do Blog do Poeta.
O Xique-Xique em forma de U, não poderia passar despercebido pelo Poeta. Assim, a gente vai descobrindo toda a beleza natural da caatinga.
Uma hora de trilha à pé para ir e outra hora para voltar. Assim foi minha caminhada às 6 horas da manhã desse domingo, 25/02, na zona rural de Santa Brígida. Todo esse esforço para chegar ao topo da Serra Encantada.
O facheiro mostrando sua beleza espinhosa. Fiz questão de registrar essa beleza de cactus que deixa a flora e a fauna ainda mais bonita.
Numa manhã nublada pude ver a 410 metros de altura a Serra da Canastra de cima da Serra Encantada.
Cinco horas da manhã. Nasce do dia no pé da Serra da Canastra. Estive passando bem ao seu lado, há poucos metros do centro da cidade de Santa Brígida, Bahia.
Em plena caatinga encontrar essa orquídea mostrando todo o seu embelezamento com flores lindas. Nesse local, por exemplo, a temperatura média chega aos seus 35 graus centígrados.
Uma foto para nunca esquecer o lugar especial que conheci. A altura não foi o desafio para esse trilheiro. De cima da Serra Encantada pude ver várias comunidades rurais que geram emprego e renda graças ao Programa de Agricultura Familiar. Santa Brígida tem pouco mais de 17 mil habitantes.
Esse ponto da Serra Encantada foi o maior desafio para se chegar até o cume da Serra.

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Existe trilha para a serra ? caso tenha quanto tempo de caminhada

    ResponderExcluir

"Os comentários publicados nas matérias não representam a opinião do Blog do Poeta, sendo a responsabilidade inteiramente de seus autores."